Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Entenda como a automação dá suporte ao ESM + vantagens

Entenda como a automação dá suporte ao ESM + vantagens

O uso da tecnologia está cada vez mais atrelado ao sucesso das companhias, independentemente de porte ou nicho de atuação. Por isso, não é raro ver gestores buscarem soluções modernas para entender o funcionamento das novas ferramentas e compreender a importância da adoção de novas ações. 

Um desses aspectos de conhecimento se relaciona à aplicação de sistemas que tornem os processos mais eficientes e autônomos. Uma das soluções é a adesão ao Enterprise Service Management, ou gerenciamento de serviços empresariais, e, especialmente, o entendimento sobre como a automação dá suporte ao ESM

No âmbito dos negócios, a junção entre essas duas disciplinas fornece uma visão mais ampla e estratégica sobre os processos e, mais do que isso, sobre as necessidades do mercado que são essenciais para a produtividade, eficiência e lucratividade de uma companhia. 

O mercado de automação de processos, por si só, apresenta uma previsão de crescimento otimista para um futuro próximo. Segundo o relatório do Mordor Intelligence, espera-se que o investimento alcance os US$ 154,65 bilhões em 2029, um aumento de 5,82% com relação ao montante aplicado em 2024. 

Para entender como a automação dá suporte ao ESM, continue a leitura. A seguir, falamos mais sobre: 

  • o que é ESM; 
  • qual a relação entre ESM e transformação digital; 
  • como implementar ESM e automação de processos ajuda seu negócio.

Bom aprendizado! 

O que é ESM?

ESM, sigla em inglês para Enterprise Service Management, é uma abordagem sistemática que reúne os princípios e práticas do ITSM (Information Technology Service Management, ou gestão de serviços da tecnologia da informação, em português), tradicionalmente aplicados ao setor de TI, para outras áreas da companhia, como de recursos humanos, finanças, facilities ou jurídico. 

A ideia central é aplicar uma gestão mais estruturada entre os departamentos, por meio de uma única plataforma, para gerenciar e automatizar os processos com foco na melhoria da eficiência operacional e satisfação do consumidor. 

Ou seja, esta metodologia nada mais é do que a extensão dos princípios de ITSM para possibilitar uma melhor entrega de serviços para equipes de negócios diversas. 

ESM e automação de processos: qual a relação?

A relação entre ESM e automação de processos torna-se muito estreita na aplicação nos negócios, uma vez que esta é uma ferramenta essencial do primeiro. Por meio dessa união, priorizam-se aspectos como a eficiência, constância e qualidade geral dos produtos ou serviços de uma organização de forma mais assertiva e eficaz.

Ao adotar as soluções e compreender como a automação dá suporte ao ESM, você: 

  • centraliza os serviços em uma plataforma unificada entre diversos departamentos; 
  • automatiza a realização de tarefas burocráticas e repetitivas (emissão de documentos, pagamentos, transferência de informações); 
  • garante processos mais consistentes e em conformidade com a legislação; 
  • conquista escalabilidade; 
  • reduz as intercorrências em processos
  • aumenta a produtividade e eficiência; 
  • facilita o acesso da organização à transformação digital. 

Entenda a relação entre ESM e transformação digital

O ESM desempenha um papel fundamental na transformação digital ao fornecer uma estrutura que integra sistemas e departamentos e automatiza processos e atividades em toda a organização. 

Por meio dessa abordagem, pode-se adotar modelos de negócio inovadores, priorizar a experiência do cliente e melhorar a produtividade com base nos objetivos internos da companhia. 

Com cada vez mais empresas em busca da transformação digital, as lacunas entre as equipes tornam-se mais evidentes. Porém, com o ESM, define-se uma abordagem orquestrada, baseada num fluxo de trabalho consistente e com uma sequência pré-definida para todas as áreas, para garantir o cumprimento de todas as responsabilidades e a melhoria contínua.

Como a automação dá suporte ao ESM na prática?

A automação de processos oferece um suporte crucial ao ESM à medida que ajuda as empresas a ter mais eficiência, qualidade, consistência, organização e escalabilidade nos serviços internos, além de conformidade com as normas, objetivos, metas e legislações vigentes. 

Alguns dos principais exemplos dessa assistência obtida entre as abordagens são: 

  1. automatização de solicitações de serviços: no contexto do ESM, a automação permite tratar automaticamente das solicitações dos diversos departamentos de um negócio; 
  2. fluxos automatizados: o ESM garante a realização das atividades por meio de workflows automatizados, que incluem tarefas como a aprovação de férias, validação de despesas ou gestão de mudanças em departamentos;
  3. integração entre sistemas: entender como a automação dá suporte ao ESM inclui integrar sistemas e ferramentas dentro da organização para criar uma estrutura unificada e que facilita a troca de informações entre diferentes setores; 
  4. monitoramento automático: a automação dentro do ESM também fornece análises e monitoramento constante de relatórios de desempenho para facilitar a adoção de medidas de otimização e atualizações sempre que necessário. 

Além destes, existem outros aspectos em que a automação suporta o ESM na prática. Para cada condição, são levadas em conta as necessidades e particularidades da companhia, porém, em todos os casos, contar com uma plataforma sólida e capaz faz toda a diferença. 

Conte com a Lecom

Agora que você entende mais sobre como a automação dá suporte ao ESM, é hora de saber como adotar essa dupla para transformar seu fluxo de trabalho e melhorar a produtividade e receita do seu negócio. Para tanto, você precisa começar pela Lecom, uma plataforma completa que organiza seus dados e te ajuda a crescer.

A Lecom conta com quase 30 anos de experiência no mercado com soluções estratégicas de gestão inteligente de processos e hiperautomação. Assim, você realiza a otimização de fluxos de trabalho e equipes em empresas de diversos segmentos e tamanhos, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização low code, no code e open source

Para saber mais sobre a Lecom e entender como trabalhamos na prática, confira o tour guiado da nossa ferramenta inteligente de gestão de processos, ou agende uma reunião com nossos especialistas. Temos certeza de que podemos te ajudar a transformar seus negócios e seus resultados com inteligência e responsabilidade. 

Picture of Gabriela Callis

Gabriela Callis

Especialista de Conteúdo Tech

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Processos que podem ser automatizados
na sua empresa