Em plena era de disruptura tecnológica, quem atua na área de TIC, primeiramente, deve fazer a lição de casa. É preciso ingressar no digital para servir de exemplo para os clientes, a quem prega a importância da transformação dos seus negócios. É o que fez a Cleartech, especializada em projetos de missão crítica, com tecnologias emergentes, no segmento de telecomunicações.
Há cerca de dois anos, a empresa tomou a decisão de modernizar seus processos corporativos e estratégicos, eliminando atividades manuais, armazenamento de documentos em pastas físicas, entre outros procedimentos desalinhados com o novo cenário.
Lecom BPM e Cleartech
“Essa atualização foi liderada pelo Lecom BPM, que possibilitou o mapeamento de processos internos e a padronização da execução de nossas atividades”, diz Renata Nascimento Souza, analista de Processos, Controles Internos e Compliance da Cleartech.
Mas ainda segundo Renata, a tecnologia permitiu que a empresa avaliasse o que realmente importa. Além, de dar foco no que é estratégico e necessário. O que permitiu aprimorar os processos e eliminar o que não estava alinhado aos objetivos do negócio.
“Mas no início foi um susto”, revela Renata. Porque, segundo ela, é uma questão cultural. “As pessoas se apegam muito à forma de trabalhar que praticam há anos. É uma mudança delicada que requer atenção, treinamento e confiança para proporcionar um nível de total adesão dos colaboradores.”
Além do apoio da Lecom, desenvolvedora da solução. Em toda a jornada de implementação, em especial no momento crítico de mudança de paradigmas, um dos pontos fundamentais para o sucesso da digitalização de processos, na avaliação de Renata, foi o total suporte e incentivo da direção da companhia.
[epico_capture_sc id=”29799″]
Transparência a um clique
A meta da Cleartech é alcançar 100% da digitalização de processos. Mas os mais estratégicos já estão transformados com o BPM:
- Capacitação e Treinamento
- Despesas
- Comunicação Corporativa
- Translados/Viagens
- Benefícios e
- Gestão de Nível de Serviços.
Além da Avaliação Anual de Desempenho dos colaboradores.
“A nossa transformação conta ainda com um mix de técnicas e ferramentas aliadas ao BPM, que se integra ao ERP da companhia. Também automatizamos tarefas rotineiras, facilitando a execução e o controle de atividades”, acrescenta.
Assim, os avanços trazidos pelo BPM não foram somente em produtividade e eficiência, mas na credibilidade da empresa ao tornar os processos transparentes, acessíveis, ágeis, simplificados e claros. “Todos estão muito satisfeitos com a evolução e posso dizer que essa cultura agora está no nosso DNA.”
Passado o período de maturidade da usabilidade da ferramenta, Renata diz que o momento agora é de planejamento para a digitalização de outros processos. “A Cleartech está renovada, integrada, com a atuação baseada em processos digitais, em linha com o que orientamos aos nossos clientes, interessados em tornar seus negócios mais competitivos com a transformação digital. Fizemos a lição de casa”, finaliza.
Confira mais dados e informações sobre nosso case da Cleartech, aqui.
Deixe nos comentários o que achou do artigo.
Acompanhe nosso Canal do Youtube e fique por dentro das novidades.