Em um passado não muito distante, quando se falava em modernização de processos era como anunciar “mexer em vespeiro”. Isso porque envolve cultura da empresa e depende fundamentalmente de pessoas. E o que o BPM Studio pode fazer para resolver essa questão?
Com a transformação digital, acelerando a necessidade de adequação às exigências da nova economia, este quadro mudou. Portanto, a questão é como e quando atualizar os processos corporativos, com digitalização e automação, para não perder competitividade e sair à frente com modelos de negócio disruptivos.
A Transformação e os processos
Quando a iniciativa de automação começa com o desenho dos processos, cria-se uma oportunidade para a empresa entender e refletir sobre como as atividades vêm sendo feitas e se elas serão necessárias dali para frente. Contudo, existem casos em que a automação acontece para resolver algum problema específico ou preencher alguma lacuna existente.
Em ambos os casos, os processos automatizados trazem, entre muitos benefícios, retorno de economia, qualidade e produtividade. E, por consequência, mais eficiência operacional, contribuindo para a conquista dos objetivos de negócio e estratégicos.
Um forte aliado nessa jornada é o BPM Studio. Um software completo e que se enquadra na categoria BPMS (Business Process Management Suite ou System). Estes sistemas automatizam a gestão de processos de negócio desde o desenho, passando pela modelagem e execução de processos, chegando na monitoração e controle.
Tem dúvidas sobre BPM, BPMN, BPMS e RPA? Assista ao Webinar com Kelly Sganderla, Consultora de Processos pela iProcess, com 16 anos de experiência na área de gestão de processos de negócios e descubra todas as diferenças.
BPM Studio – como funciona?
O BPM Studio é muito versátil, portanto, pode ser usado por empresas de todos os setores da economia e de qualquer porte. Por isso, é peça-chave na gestão por processos, desenho dos fluxos de negócio, construção de formulários e definição de regras de negócio para execução de processos. Além disso, funciona como orquestrador de atividades e de sistemas. E também pode ser integrado a sistemas legados, bases de dados e APIs diversas.
Mas para proporcionar todas essas possibilidades, a plataforma reúne vários módulos com muitas visões e controles diferentes, que podem se somar à execução do processo e também serem executados de maneira independente. Um dos exemplos é o Social BPM, que permite a interação de pessoas, fora e dentro do processo, de forma a adicionar flexibilidade de processos ad-hoc a um processo estruturado.
Um outro é o ECM, responsável, entre outras funções, por armazenar e gerenciar documentos vinculados ou não ao processo. Também há o valioso Analytics, para extração de dados dos processos, análise de desempenho, entre outras avaliações que contribuem para a melhoria do processo.
BPM Studio de ponta a ponta
O BPM Studio pode ajudar a transformar processos nas empresas por ser uma suíte e abrigar vários módulos que ajudam na sua automatização. Com os processos em operação, a suíte opera como orquestrador de atividades e/ou orquestrador de sistemas.
Na parte de monitoração e controle, o BPM Studio oferece alguns benefícios, como:
- Relatórios dinâmicos,
- Painéis de atrasos,
- Auditoria
- Inventários
Além de tudo isso, ainda traz um contexto de colaboração. Desta forma, torna possível realizar trabalhos não estruturados.
O ECM integrado, no controle de documentações, é outro recurso importante. Pois ele possibilita eliminar impressões e consumo de papel, pois armazena dados com controle de edição e versões e captura OCR. Além disso, conta com um visualizador integrado de documentos e permite a assinatura de documentos usando e-CPF ou e-CNPJ.
O que a Lecom oferece?
Mas nem só de tecnologia vive o sucesso de um projeto. Como valor agregado, o time Lecom analisa o ambiente do cliente e sugere o melhor caminho. Sempre ao iniciar um projeto a equipe entende quais são as necessidades/dores do negócio para propor a solução mais viável ao desafio do cliente, além de alinhar custos e prazo.
Para saber como funciona o BPM Studio assista:
Para assegurar a qualidade dos projetos, usamos o método BPM Ágil. Este método foi desenvolvido por nós ao longo dos anos. Com o foco em entregas rápidas e frequentes, aceitando mudanças de requisitos quando necessários, como o próprio conceito Agile prega. Esta sintonia ajuda a propor um desenho assertivo de processos para o ingresso do cliente em uma nova era do seu negócio.
Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre BPM Studio? Deixe nos comentários! 🙂