Com 19 anos de Brasil, a ARaymond utiliza a plataforma tecnológica para padronizar e agilizar fluxos de trabalho com maior controle e rápida identificação de gaps
Muitas empresas que nasceram em outros países consolidaram suas marcas no Brasil e construíram invejáveis trajetórias de sucesso e produtividade. É o caso da francesa ARaymond, que este ano celebra 150 anos de atuação global e se instalou em 1996 na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. Com 19 anos de Brasil, a companhia é hoje referência nacional no setor de peças para automóveis, com presença em 100% das montadoras instaladas no País, além de importante base fornecedora para toda a América do Sul.
Mas essa história de sucesso também foi forjada a desafios. Em 2010, a ARaymond identificou ser necessário implementar melhorias e ganho de eficiência nos processos internos de diferentes áreas, iniciando a partir daí a busca por uma solução tecnológica de gestão para agilizar procedimentos e aumentar a produtividade.
“A necessidade era urgente. Já contávamos com um sistema de ERP, mas ele não oferecia as ferramentas adequadas para esse tipo de gestão de processos”, diz André Silva, analista de processos da multinacional de autopeças. “Precisávamos de uma tecnologia que fosse além – flexível e sob medida para o nosso negócio, que não exigisse grande conhecimento técnico para o desenvolvimento e fosse de rápida implementação”.
Após pesquisas de mercado, a solução escolhida foi o BPM da Lecom S/A, empresa brasileira com duas décadas de mercado e líder no setor de fabricantes independentes de software para gestão de negócios.
“Fizemos uma concorrência entre três empresas de Business Process Management e pedimos um plano-piloto para analisar as soluções em funcionamento”, explica André Silva. “A Lecom foi a única que cumpriu a exigência, apresentando um software simples, em atividade e que atendia a todas as expectativas”.
A plataforma foi implantada em três meses (incluindo o período para integração com o sistema de ERP Protheus, da TOTVS, que a empresa já utilizava) e o BPM Lecom é hoje a principal ferramenta de processos interfuncionais e aprovações da ARaymond.
O sistema é utilizado atualmente por cerca de 130 funcionários e cuida de processos vitais de gestão organizacional, como cadastro de materiais, fornecedores, clientes, operações financeiras e de Recursos Humanos. “Ao comparar os cenários ‘antes’ e ‘depois’ da adoção da plataforma Lecom constatamos que os ganhos de produtividade e controle foram significativos”, pontua André Silva.
Outros registros positivos contabilizados são reduções de uso de papel, de perda de emails e do prazo para as aprovações do RH – que passou de dias para questão de horas. Problemas como controle de processos entre as áreas foram igualmente sanados com o uso da plataforma.
Segundo o analista de processos da ARaymond, a tecnologia Lecom ajudou a padronizar o fluxo de trabalho e em pouco tempo a multinacional de autopeças passou a incorporar a cultura BPM em seu dia a dia, entendendo que não se tratava apenas de um simples workflow, mas de uma ferramenta que permite ações constantes de melhorias graças a um maior controle com rápida identificação de gaps e dos ‘parafusos que possam estar mal encaixados na engrenagem’.
“Estamos muito felizes com o sistema da Lecom como plataforma tecnológica de gestão”, afirma André Silva e o corpo diretivo da ARaymond. “É um produto poderoso que propicia uma relação ganha-ganha desde o início”.