Você sabia que combinar o BPM e RPA pode potencializar sua eficácia operacional? Isso porque a gestão de processos de negócio (BPM) e a automação robótica de processos (RPA) são duas tecnologias que se complementam perfeitamente, podendo ser integradas de forma bastante eficiente em uma operação.
Enquanto o sistema RPA otimiza os fluxos de trabalho, tornando-os mais eficientes e confiáveis, uma boa ferramenta de BPM organiza, de forma transparente e otimizada, todos os passos dos processos que agregam valor em uma empresa.
Dito isso, todo o potencial dos benefícios da digitalização e da automação de processos pode ser aproveitado ao integrar as ferramentas e utilizá-las juntas no dia a dia das organizações.
Por exemplo, um fluxo de trabalho inteligente pode acionar robôs RPA e vice-versa para a realização de um processo de ponta a ponta. E operações bem-estruturadas desenvolvem etapas de trabalho mais automatizadas.
Vamos conhecer as vantagens de unir o poder dos sistemas BPM e RPA para otimizar processos e a gestão de um negócio? Continue a leitura e acompanhe!
Qual o poder do BPM e do RPA?
As ferramentas RPA e BPM são projetadas para automatizar tarefas humanas repetitivas e processos de negócio de ponta a ponta, respectivamente. Porém, empresas que concentram todos os seus esforços de automação em uma única estratégia, eventualmente, percebem que existem limitações.
Organizações verdadeiramente inovadoras estão recorrendo a uma combinação de RPA e BPM para criar uma estratégia digital abrangente que resulta, inevitavelmente, em um processo eficaz e simplificado e, por fim, em um aumento de receitas.
Uma pesquisa realizada pela Deloitte apontou o aumento de produtividade como um dos três principais benefícios esperados de um projeto de RPA. Em segundo lugar, está a redução de custos.
Gestores de organizações que implementaram iniciativas de automação de forma consistente relataram um aumento de receita de 8% e uma redução de custos de até 24%.
Portanto, percebe-se que combinar esses sistemas potencializa as chances de sucesso de negócios de todos os portes e segmentos. Porém, como funciona a complementação? Por que as ferramentas são consideradas um “par perfeito”? Entenda a seguir!
Como as ferramentas BPM e RPA otimizam processos?
O BPM lida com exceções e, quando se trata de gerenciar dados, exceções são inevitáveis, elas sempre aparecem. Quando surgem, geralmente, exigem gerenciamento de casos ou um caminho de exceção no processo, que pode ser transferido perfeitamente para um humano revisar e resolver.
No final, você obtém uma solução flexível que não apenas processa o caminho ideal, mas também considera como as exceções serão tratadas para que o processo geral avance independentemente da qualidade dos dados.
Já o sistema de RPA pode agir como uma API para aplicativos legados em casos mais complexos de integração com um aplicativo. Seja porque uma API não existe ou o aplicativo não suporta serviços da web, o BPM pode aproveitar o RPA para executar tarefas repetitivas de maneira mais eficiente e sem erros.
A verdade é que ambos, BPM e RPA abordam a automação a partir de perspectivas diferentes, e o uso combinado das soluções pode maximizá-la, elevando os resultados do negócio.
Leia também: O que é BPMS? Como funciona e como escolher uma boa plataforma?
BPM e RPA na transformação digital
Empresas ambiciosas que buscam criar processos contínuos, eficientes, dinâmicos e simplificados já sabem que a transformação digital não é apenas um desejo, mas uma necessidade.
O processo de transformação digital diz respeito à atualização de sistemas, infraestrutura, processos, funções e base de conhecimento de uma empresa, transformando-a em uma organização inovadora e conectada.
No centro da transformação digital das empresas, está a Gestão de Processos de Negócio (BPM). E a automação é uma abordagem de digitalização que permite a mudança completa das metodologias centrais. Ela é uma reengenharia das práticas de negócio que aproveita um conjunto poderoso de ferramentas digitais. E funciona.
Além de o BPM otimizar os processos principais para se tornarem mais rápidos, suaves e eficientes, pode ser integrado a outros sistemas legados que realizam funções importantes, como:
- entrada de dados;
- integração de novos colaboradores;
- manutenção de registros;
- agregação de relatórios;
- processamento de pedidos;
- atualizações de CRM e mais.
E nessas funções, entra o RPA.
Embora pareça que o RPA funciona de maneira semelhante ao BPM, os dois operam em níveis muito diferentes.
Enquanto o BPM é uma operação abrangente em nível macro, que transforma as práticas de negócio de cima a baixo, a RPA é uma ferramenta mais baseada em tarefas.
Ela pega demandas específicas orientadas por padrões para otimizá-las. E é essa otimização que resulta em uma série de benefícios para organizações que já implementaram um sistema BPM eficaz.
Continue aprendendo: A importância da integração de sistemas na gestão de processos
Principais benefícios de combinar BPM com RPA
De modo geral, os principais benefícios de combinar BPM com RPA são acelerar o uso da ferramenta de gestão de processos de negócios, reestruturar a força de trabalho, obter resultados em curto prazo, desenvolver o potencial de aplicação versátil dos sistemas e otimizar as APIs.
Entenda, em detalhes, sobre cada uma dessas vantagens!
1. Acelerar o uso das ferramentas BPM
O benefício mais óbvio de integrar um framework de RPA é que o processo acelera tarefas que geralmente consomem muito tempo. Isso ajuda a identificar e solucionar gargalos, o que, por sua vez, contribui para as ferramentas de BPM funcionarem de maneira mais suave e eficaz.
2. Reestruturar a força de trabalho
Implantar RPA para substituir colaboradores que estão trabalhando em tarefas repetitivas tem um efeito extremamente positivo na força de trabalho das empresas.
Afinal, esses colaboradores são liberados das atribuições e podem focar em demandas mais estratégicas, o que traz uma série de benefícios, como o aumento da motivação e da eficiência.
O RPA permite ter uma força de trabalho mais enxuta e eficiente.
Conheça a história Servier do Brasil e entenda como a empresa otimizou mais de 5 mil horas de trabalho ao ano usando uma plataforma inteligente de gestão de negócios.
3. Obter resultados imediatos
A integração do RPA com a ferramenta de BPM é bastante imediata. Assim que o processo é criado, implementado e ajustado, os resultados são imediatamente perceptíveis.
4. Potencial de aplicação versátil
Bots (robôs) podem ser utilizados para executar tarefas simples em diferentes áreas da empresa:
- tarefas administrativas;
- processos contábeis;
- sistemas de atendimento ao cliente;
- gerenciamento de respostas;
- atividades de integração e qualquer outro processo semelhante.
Quanto mais ampla for a sua abordagem e mais sistemas de RPA você desenvolver, maior será o potencial das atividades BPM.
5. Otimizar as APIs
As APIs são ferramentas necessárias que ajudam as plataformas de BPM a funcionarem melhor. Porém, iniciar repetidamente essas APIs para tarefas de baixo nível pode ser um processo demorado.
Implementar uma atividade de RPA para envolver as APIs que são usadas repetidamente colabora para aumentar a eficiência de um sistema BPM.
Tanto os sistemas RPA quanto os BPM compartilham objetivos correspondentes.
Logo, usar uma implantação estratégica de sistemas RPA auxilia na eficiência do sistema BPM existente, tornando-se uma combinação que melhora o esforço pela transformação digital e impulsiona as empresas.
Como melhorar sua gestão com a automação de processos?
O uso de robôs no processo de qualquer empresa garante a automação de um grande volume de atividades, permitindo que a equipe foque nos detalhes da operação. E a ferramenta BPM da Lecom se integra nativamente com as principais soluções de RPA do mercado global.
Combinamos alta tecnologia, metodologia assertiva e alavancas de produtividade para reduzir custos e trazer eficiência operacional para as empresas.
Afinal, no mundo atual, onde a eficiência é primordial e as margens estão diminuindo, a força combinada do RPA com o BPM da Lecom pode fornecer uma vantagem muito necessária sobre sua concorrência.
Sem processos automatizados e otimizados, até mesmo uma boa gestão não consegue tomar decisões assertivas e baseadas em dados. Uma boa ferramenta de BPM potencializa seus resultados, enquanto outras tecnologias, como o RPA, ajudam a ter processos menos propensos a erros.
A combinação desses sistemas leva as empresas ao sucesso e proporciona uma base sólida para uma transformação digital inovadora e sustentável.
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