Essencial para impulsionar a inovação, a automação inteligente ainda pode ser um desafio para empresas mais tradicionais. Afinal, a tecnologia utiliza a inteligência artificial (IA) como um de seus pilares. Seu uso para otimizar processos e acelerar entregas pode fazer toda a diferença nas finanças, no crescimento e no relacionamento com os clientes.
A estratégia pode ser o ponto-chave para fazer com que uma empresa consiga alcançar seus objetivos.
Veja o que é automação inteligente e como utilizá-la para transformar a maneira como sua empresa opera!
O que é automação inteligente?
Automação inteligente é a combinação de inteligência artificial com a automação robótica de processos (RPA) para automatizar as tarefas de uma empresa. Para entender como essa estratégia funciona, veja o que cada uma dessas tecnologias faz:
- automação robótica de processos (RPA): tipo de automação que imita a maneira como os seres humanos interagem com os softwares;
- inteligência artificial (IA): tecnologia que faz com que máquinas e softwares emulem o raciocínio humano.
Em resumo, enquanto o primeiro reproduz a ação, o segundo emula o pensamento. Essa combinação de tecnologias permite que a automação seja, de fato, inteligente. Porém, vai além disso: a proposta é copiar o comportamento humano, mas cortar os erros e a lentidão comuns por distração ou cansaço.
Qual a diferença entre automação empresarial e automação inteligente?
A automação empresarial é o uso de ferramentas para tornar os processos empresariais mais práticos. Por exemplo: planilhas de Excel, chatbots e sistemas de gestão empresarial.
Já a automação inteligente de processos é o avanço da automação empresarial, com a inserção de tecnologias que, ao reproduzir o comportamento humano, dão autonomia aos sistemas.
O uso de IA em chatbots, por exemplo, permite respostas mais precisas, já que a tecnologia aprende com a contínua interação com humanos. Já a substituição de planilhas por uma ferramenta de RPA permite mais rapidez no preenchimento de dados e nos cálculos.
Como o sistema atualiza informações e faz cálculos automaticamente, não precisa de intervenção humana para trabalhar continuamente.
Quais os benefícios da automação inteligente?
A automação inteligente traz uma série de vantagens para uma empresa, independentemente de seu tamanho e de quantos processos deseja automatizar. Confira alguns benefícios:
- independência;
- rapidez nas entregas;
- suporte 24 horas;
- menos erros;
- economia;
- aprimoramento da comunicação e colaboração.
Veja, com mais detalhes, quais os benefícios da automação inteligente.
Independência
A automação inteligente não precisa de controle constante de um funcionário. Numa loja de roupas, por exemplo, toda vez que uma peça entra ou sai do estoque, o sistema atualiza automaticamente. A ferramenta também diferencia cor, tamanho e modelo, o que facilita o monitoramento do inventário.
Dessa forma, você sabe quantos produtos de um determinado tipo ainda estão disponíveis e, principalmente, quantos seu negócio vendeu.
Em vez de o vendedor ter que deixar o cliente sozinho para procurar no estoque, ele só precisa procurar pelo número do produto no sistema.
Rapidez nas entregas
A automação inteligente não precisa de interrupções. Por se tratar de sistemas digitais, podem trabalhar continuamente, o que possibilita entregas mais rápidas.
Quer um exemplo? Ao adotar a plataforma de gestão inteligente da Lecom, a Credifor conseguiu reduzir 45% no tempo de resposta aos associados, além de um crescimento de 60% em eficiência operacional.
Suporte 24 horas
Como a automação inteligente não precisa de interrupções, pode trabalhar em momentos alternativos. Por exemplo: muitos clientes não podem entrar em contato no horário tradicional de expediente. Porém, um chatbot automatizado com IA pode resolver o problema ao:
- aprender com interações anteriores;
- receber bons prompts de comando do desenvolvedor;
- utilizar dados da própria empresa, como produtos e serviços disponíveis;
- proporcionar uma experiência realista ao cliente, como se ele estivesse conversando com um atendente humano.
Menos erros
A automação inteligente trabalha com dados corretos e, ao reproduzi-los, evita erros de digitação, distração ou cansaço. Os cálculos também são precisos, baseados em comandos automáticos.
Ainda no caso da Credifor, a empresa conseguiu diminuir cerca de 25% no volume de retrabalho após adotar a plataforma de automação inteligente da Lecom. Já na Sicoob Divicred, esse número chegou a 60%, com 80% de ganho de eficiência.
Economia
Com menos erros, há também menos necessidade de retrabalho, o que evita gastos e acelera as entregas.
Outro ponto importante é que, como os funcionários não precisam se dedicar a trabalhos repetitivos, podem investir no lado mais estratégico e criativo do trabalho. Dessa forma, em vez de a empresa ter que contratar pessoas para cada função, pode investir no time já existente para exercer posições mais importantes.
Aprimoramento da comunicação e colaboração
Como visto, a automação inteligente economiza ao cortar custos e evitar erros, mas não apenas nesses aspectos — a tecnologia aproveita os sistemas já existentes na sua empresa.
Ao integrar ferramentas importantes para a rotina de gestão, você garante o compartilhamento de informações cruciais entre os diferentes departamentos.
Exemplos de automação inteligente
A Lecom conta com diversos cases de sucesso de sua plataforma. Dois dos principais exemplos de automação inteligente são os do grupo Ser Educacional e o do Gov.br. Confira!
Ser Educacional
Um dos maiores grupos privados de educação do Brasil, a Ser Educacional, adotou a solução de automação inteligente da Lecom. Ao otimizar mais de 140 processos em 18 meses, a empresa economizou mais de 15 mil horas de trabalho por ano e reduziu em 50% o tempo médio de atendimento aos estudantes.
Gov.br
O maior exemplo sobre a importância da automação inteligente está no site do Governo Federal. Em 2017, apenas 30% dos serviços públicos federais estavam disponíveis em canais digitais — um cenário inimaginável atualmente. Naquela época, apenas 2 milhões de brasileiros usavam serviços digitais.
A Lecom tomou como sua missão modernizar a administração pública. Dessa forma, digitalizou mais de 2 mil processos e, diariamente, processa mais de 135 mil solicitações.
O trabalho deu certo: hoje, mais de 150 milhões de brasileiros usam os serviços digitais do governo, o que consolidou o Gov.br como o segundo portal governamental mais acessado do mundo.
Além disso, a hiperautomação da administração pública permitiu uma economia anual de R$ 1,4 bilhão e de 149 milhões de horas.
Lecom: automação inteligente dos seus processos
Como visto, a automação inteligente é a união de tecnologias que reproduzem o comportamento humano, mas com as vantagens que só o digital oferece. Precisão nos dados, rapidez e trabalho contínuo são alguns exemplos.
Mas você precisa investir em uma ferramenta que traga as vantagens do digital com um atendimento humanizado, que pense no melhor para o seu negócio.
A Lecom sabe como é importante otimizar as estratégias da sua empresa. Por isso, criou uma plataforma capaz de unificar informações estratégicas de forma otimizada, flexível e ágil. Descubra do que sua empresa é capaz após automatizar suas atividades.
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