A automação de processos no desenvolvimento de softwares representa uma mudança muito positiva e extremamente vantajosa para as empresas que aderem à aplicação da tecnologia na criação de sistemas. Por meio dessa junção, é possível reduzir tempo e custos, melhorar a produtividade e aumentar significativamente a eficiência.
Estes benefícios, inclusive, são alguns dos motivos que justificam o crescimento na busca pelo mercado de criação de softwares. Uma pesquisa publicada pelo Business Research Insight, em maio de 2024, anuncia uma previsão de aumento de 14,51% no total de investimentos realizados no setor até 2031.
Essa tendência, quando combinada à automação de processos no desenvolvimento de software, resulta em vantagens competitivas poderosas, como veremos ao longo deste material.
Nos próximos parágrafos, falamos mais sobre:
- o que é o desenvolvimento ágil;
- quais os benefícios da automação no desenvolvimento de software;
- como a Lecom te auxilia no desenvolvimento ágil com automação de processos.
A automação de processos no desenvolvimento de software: como funciona?
Automatizar processos no desenvolvimento de softwares nada mais é do que investir em tecnologias autônomas para o apoio na criação de sistemas e ferramentas, deixando o desenvolvedor livre para focar em problemas mais específicos.
Por exemplo: imagine que você deseje criar, para sua companhia, um sistema interno que controle a quantidade de produtos ou serviços ofertados em determinado período. Ao utilizar a automação de processos, uma inteligência artificial desenvolve o código de criação dessa ferramenta e a configura de acordo com as informações que você fornece ao banco de dados. Adotando essa estratégia, você reduz o tempo necessário para a elaboração e configuração de recursos.
O que é o desenvolvimento ágil?
O desenvolvimento ágil de software é uma abordagem que prioriza flexibilidade, colaboração e entrega rápida de ferramentas e soluções tecnológicas para diferentes finalidades. Diferentemente dos métodos tradicionais, — como o modelo Waterfall, que segue uma estrutura mais rígida — neste tipo de criação, os ciclos são mais curtos e iterativos, também conhecidos como “sprints”.
Suas principais características são:
- iteratividade e incrementabilidade: etapas menores e com possibilidade de acréscimos conforme a necessidade;
- colaboração e comunicação: envolve uma equipe multidisciplinar, constantemente em contato, para entender as demandas e suas etapas;
- adaptação às mudanças: de mercado, objetivos ou interesses internos gerais;
- entregas frequentes: em vez de uma única finalização que não considera o momento atual do negócio;
- foco na satisfação do cliente: mesmo no desenvolvimento de soluções internas, é levado em consideração o contentamento do público.
Benefícios da automação no desenvolvimento de softwares
- Aumento da produtividade
Automatizar tarefas repetitivas e burocráticas impacta diretamente o nível de produtividade do negócio. Alguns exemplos de automação de processos no desenvolvimento de software são testes de regressão, compilação e deploys.
- Melhoria na qualidade do sistema
A automação dos processos no desenvolvimento de software permite realizar as tarefas de forma padronizada, com menos chances de erros ou falhas, especialmente as humanas. Esta ação impacta diretamente o resultado obtido e o desempenho geral da ferramenta.
- Redução de custos
A otimização da força de trabalho humana e exclusão de etapas ou tarefas desnecessárias, por exemplo, permite o corte de gastos. Dessa forma, pode-se realocar recursos para áreas mais estratégicas e que agregam mais valor à companhia.
Como aplicar o método ágil na prática?
Os principais passos para a aplicação da metodologia ágil no desenvolvimento de software são:
- escolha a ordenação que mais faz sentido para sua organização (scrum, kanban, lean development);
- forme e estruture uma equipe para cuidar das etapas do desenvolvimento;
- crie e gerencie o backlog com todas as informações sobre a criação do sistema;
- planeje e execute os sprints: neste momento, considere implementar a automação de processos no desenvolvimento de software;
- colete feedbacks e realize retrospectivas;
- implemente a integração com o sistema nativo e aplique a melhoria contínua;
- monitore o progresso e desempenho;
- envolva clientes, parceiros e stakeholders no desenvolvimento;
- ofereça treinamentos e construa uma cultura ágil no seu time.
Conheça as soluções de automação da Lecom
Implementar a automação de processos no desenvolvimento de software é uma mudança transformadora para a qualidade, produtividade e resultados de uma companhia. Os benefícios são percebidos em curto e longo prazo, porém, para tanto, é indispensável contar com soluções estratégicas e completas para todas as suas necessidades.
Se você busca uma parceria para automatizar seus negócios, conheça a Lecom: uma plataforma de gestão completa, que organiza e disponibiliza os dados sobre sua empresa, para que você implemente as mudanças que precisar. Confira o funcionamento da plataforma no nosso tour guiado.
Quer saber mais sobre a Lecom e como podemos te ajudar? Agende uma reunião com nossos especialistas e tire suas dúvidas.