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Automação de processos no CSC: implemente em 5 passos 

Automação de processos no CSC: implemente em 5 passos

Como o seu Centro de Serviços Compartilhados (CSC) se organiza para ter mais eficiência operacional? Como a automação de processos no CSC impacta a produtividade e eficiência das atividades? Como implementar esta metodologia nos negócios?

Estas são perguntas frequentes entre gestores que optam pela transformação digital e implantação de novas tecnologias no fluxo de trabalho. Entender estes e outros aspectos sobre a automatização de processos faz total diferença na forma de introdução da disciplina e coleta dos resultados. 

Como consequência dessa busca, o mercado de CSC, avaliado em US$ 68,7 bilhões em 2024, tem previsão de avançar 22,3% até 2032 e alcançar o patamar dos US$ 281,2 bilhões. De acordo com o relatório do Market Research Future, os principais motivos para a adoção dessa disciplina são a redução de custos e o avanço tecnológico promovido. 

Mas, afinal, quais são as vantagens da automação de processos no CSC? Que tipos de automatização você executa a partir desta estrutura? Como implementar automação de processos no CSC?

Continue a leitura e descubra! 

O que é um Centro de Serviços Compartilhados?

CSCs são estruturas organizacionais para centralizar e padronizar atividades de suporte comuns entre diferentes setores ou unidades da organização, como administrativo, contabilidade, finanças, recursos humanos, compras, tecnologia da informação (TI). Seu principal objetivo é melhorar a eficiência, reduzir custos operacionais e aumentar a qualidade dos produtos ou serviços ofertados pela automação. 

Por meio dos CSCs, as empresas concentram-se em suas atividades principais, enquanto delegam atividades repetitivas, burocráticas e operacionais à uma unidade especializada, não necessariamente atrelada diretamente à companhia. 

Imagine, por exemplo, uma empresa responsável pela produção e distribuição de alimentos. Neste cenário, a automação de processos no CSC é responsável por tarefas “secundárias”, como emissão de notas fiscais, controle de estoque, departamento de pessoal, TI, jurídico e outras áreas que, embora essenciais, não têm relação direta com o escopo principal do negócio. 

5 vantagens da automação de processos no CSC

Ao adotar a automação de processos no CSC no seu negócio, você passa a desfrutar de uma série de vantagens estratégicas, tanto para a operação quanto para os resultados. Confira alguns dos principais benefícios. 

  1. Redução de custos

A automação dos processos elimina a necessidade de ação humana e permite a realocação ou eliminação da força de trabalho humana. Desta forma, os custos relacionados à contratação são extintos. Aqui, também vale citar a possibilidade de redução de tarefas por meio da reavaliação dos fluxos de trabalho e exclusão de etapas ineficientes. 

  1. Aumento da produtividade  

Ao automatizar processos, você estabelece regras específicas para a execução das tarefas — o que diminui drasticamente as chances de erros humanos e, consequentemente, melhora a produtividade geral

  1. Melhoria na precisão

A definição de regras e padronização dos procedimentos garante execuções mais precisas, assertivas e com mais chances de satisfazer o cliente final. A automação de processos no CSC elimina erros eventuais em etapas como inserção de dados, cálculos ou conformidade com as regulamentações. 

  1. Escalabilidade

Um CSC automatizado expande suas prestações mais rapidamente e com menos desafios, sem necessidade de aumento proporcional de infraestrutura ou recursos humanos. Desta forma, a empresa pode adaptar a estrutura organizacional conforme as novas metas ou tendências de mercado. 

  1. Melhoria na tomada de decisões

A automação de processos no CSC permite análises de dados mais assertivas, em tempo real e com menos chances de erros. Esta vantagem ajuda gestores a tomar decisões mais sólidas e torna o CSC um ponto de informações valiosas e insights extremamente estratégicos para a organização. 

Conheça alguns exemplos de automação de processos no CSC

É possível automatizar procedimentos no Centro de Serviços Compartilhados em várias áreas de um negócio. Alguns dos exemplos de automação de processos no CSC, por setor, são: 

RECURSOS HUMANOSContratação, movimentação e desligamento.
DEPARTAMENTO JURÍDICOCitação judicial, declarações e emissão de contratos.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOSAprovação de viagens, reserva de salas, organização de eventos.
PROCESSOS COMERCIAISAprovação de propostas, aquisição de insumos, parcerias comerciais. 
FINANCEIROCobranças, faturamentos e fechamento de vendas.

Estes são alguns exemplos clássicos da automação de processos no CSC. A depender da necessidade do seu negócio, você pode explorar outras áreas, porém, é preciso ter atenção à implementação do centro para alcançar sua plena eficácia.

Veja aqui mais exemplos de processos que podem ser automatizados em sua empresa! 

Como implementar automação de processos no CSC em 5 passos básicos

A implementação é um procedimento fundamental para garantir que os serviços prestados no CSC sejam eficientes. É preciso atentar aos detalhes e seguir, basicamente, 5 passos: 

  1. mapeamento de processos
  2. definição clara dos objetivos; 
  3. escolha das tecnologias e ferramentas adequadas; 
  4. treinamentos e capacitações; 
  5. monitoramento e melhoria contínua

Dada a importância destas etapas, é importante considerá-las e analisá-las cuidadosamente. Por exemplo: no mapeamento, é preciso estudar todas as atividades, elencar seus níveis de valor agregado e, se necessário, eliminar processos que não agregam valor à operação. 

Por este motivo, é essencial contar com um time de especialistas ao seu lado, que entenda tanto das rotinas internas do negócio, quanto do funcionamento do centro de serviços compartilhados e da automação de processos no CSC. 

Lecom: sua parceira na automação de processos no CSC

Agora que você já conhece o poder da automação de processos no CSC e como a adoção dessa metodologia e tecnologia impactam positivamente seu negócio, conheça a Lecom: uma plataforma de gestão inteligente que te ajuda organizar, mensurar, automatizar e avaliar dados de forma assertiva, segura e eficaz. 

Com quase 30 anos de atuação no mercado, a Lecom já ajudou empresas como a Melitta, Asics e Sicoob a melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar o nível de satisfação dos clientes. 

No nosso site, além de conferir mais sobre nossos resultados, você acessa um tour guiado completo para entender mais sobre a plataforma em ação e como podemos te ajudar a implementar a transformação digital. 

Quer tirar suas dúvidas? Entre em contato e agende uma reunião com nossos especialistas

 

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Rafael Silva

Gerente de Marketing

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