Sempre falamos sobre análise de processos de negócio BPM, gerenciamento de processos, entre outros. E agora abordaremos um tema ainda não explorado aqui no Lecom em Ação. Falaremos hoje sobre uma etapa muito importante em um processo BPM: Análise de processos. Baseado no CBOK – Guia para o gerenciamento de processos de negócio, que é mantido pela ABPMP (Association of Business Process Management Professionals). A análise de processos tem um capítulo inteiro dedicado ao assunto e isso não significa complexidade, mas sim, detalhismo. Mas, vamos ao que interessa… Contextualizando o tema, segundo o CBOK:
“Criar um entendimento comum sobre o estado atual dos processos e seu alinhamento com os objetivos de negócio. A criação desse entendimento comum é denominada análise de processos.”
Como fazer a análise de processos organizacionais?
Para começar a análise de processos, é necessário um estudo do ambiente de negócio, conhecer os fatores internos e externos que podem impactar ou sofrer impacto do processo. Além da interação com ele, há também as pressões de mercado e concorrência. Mas outros fatores influenciam a análise, incluindo o ramo de atuação, estratégia da empresa, necessidades dos clientes, valores, liderança e cultura, e como o processo irá acontecer para atingir os objetivos de negócio.
Danilo Genare e a importância da análise de processos
https://www.youtube.com/watch?v=YRoEvarSFe4
E então há o uso de técnicas específicas como mapeamento de processos e simulações. Dentre outras metodologias, para se chegar a um resultado, as pessoas envolvidas na análise e melhoria de processos devem estar de acordo com as informações obtidas e esse resultado deve refletir o real e ter uma visão imparcial do processo.
E por que fazer toda essa análise de processos? Tais informações obtidas oferecem decisões mais assertivas e proporcionam a medição da efetividade e desempenho do processo. Assim, o resultado possibilita rever a estratégia, as partes interessadas, atuais ineficiências, regras de negócio envolvidas, e as métricas para monitoramento.
Tal análise de processo administrativo deve ser feita sempre que necessário. Por exemplo, se há em uso métricas e constantemente apontam um resultado diferente do esperado, é hora de refazer a análise. Em outras palavras, essa análise é essencial para a empresa que deseja adotar o BPM como ferramenta de trabalho. O assunto tem diversas abordagens e frentes a serem exploradas, mostramos aqui apenas a pontinha do iceberg.
Acompanhe aqui o Tour Lecom BPM a continuação desse e outros temas explorados no CBOK. Compartilhe conosco a sua opinião!
Referência: ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS. CBOK – GUIA PARA O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO: informação e documentação. Referência – elaboração. Brasil, 2009.