Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

4 Dicas Para Desenvolver Um Mindset Ágil

Se você já está familiarizado com a ideia de Mindset, precisa saber quão importante é evoluir ainda mais e desenvolver um Mindset Ágil.

Confira abaixo como surgiu o conceito e quais as principais dicas para colocá-lo em prática na sua empresa!

O que é e como desenvolver um Mindset Ágil?

Mindset Ágil  é, basicamente, ter uma gestão focada em tornar a organização cada vez mais adaptável, já que tudo está passível de mudança o tempo todo. Portanto, desenvolver um Mindset Ágil é preparar a cultura organizacional para ter uma pronta resposta às mudanças.

Este conceito foi fundamentado pelo Manifesto Ágil, que são os valores e princípios para o desenvolvimento de software, criado em 2001 por um grupo de 17 programadores. Mas, desde então, o mercado tem olhado para o tema Ágil de maneira abrangente e diferente, para atender outras necessidades.

Para colocar esse desenvolvimento em prática, separamos sugestões baseadas nos quatro pilares da filosofia que foi a base de tudo, olha só:

Humanize seus processos

Pilar I: “Indivíduos e Interações mais que processos e ferramentas”

Para desenvolver um Mindset Ágil, no qual as pessoas trabalham juntas por um objetivo em comum, é preciso que os processos sejam ágeis e eficientes. E por humanizá-los, você passa a considerar as expectativas das  pessoas envolvidas.

O importante é estar aberto à novas possibilidades, afinal, o objetivo não é apenas entregar conforme o protocolo. A ideia é ter a visão orientada pelo cliente, promovendo a inovação conectada aos desejos dele, o que nos leva à próxima dica.

Priorize a experiência do cliente

Pilar II: “Software em funcionamento mais que documentação abrangente”

Nas metodologias tradicionais são usados um modelo cascata que muitas vezes não atende o nível de eficiência exigido pelo mercado, pois demanda muito tempo. Já no Ágil, não é preciso seguir aquele protocolo de escrever o sistema todo para depois ser desenvolvido.

Há um corte de etapas, no qual se aprende fazendo, priorizando sempre a experiência do usuário, para trazer a maturidade do software.

Portanto, para garantir que os olhos fiquem voltados para o cliente, é importante tê-lo presente em todas as fases do processo, de maneira colaborativa. Assim, ele participa das etapas, não apenas do produto final.

Promova colaboração e engajamento

Pilar III: Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos”

Para ter pessoas engajadas, é preciso que elas acreditem e sejam parte ativa no desenvolvimento. Com isso, elas se envolvem com o projeto e se colocam à disposição do cliente no que for preciso para que o resultado seja atingido.

Por isso, é fundamental estimular a interação de todos os envolvidos no processo, para que as expectativas sejam aliadas e todos se sintam recompensados com o resultado alcançado!

Abrace o novo

Pilar IV:Responder a mudanças mais que seguir um plano”

Por meio do Mindset Ágil, você pode se reposicionar estrategicamente no mercado, com dinamismo nos processos que afetam, tanto internamente quanto o cliente. Para isso, é preciso atentar-se às mudanças de maneira flexível, não engessada.

Dica extra: para obter um Mindset Ágil, é preciso ter resiliência e saber aprender com os erros. Dessa forma, será possível aperfeiçoar constantemente o produto, serviço ou processo até alcançar o seu nível máximo de qualidade. Quando se trata de Metodologia Ágil, erros são oportunidades, e, quanto antes se erra, mais cedo se aprende.

Nota-se que todos os pilares dependem uns dos outros para serem eficazes. Por isso é ter disciplina para desenvolver um Mindset Ágil, seja com essas dicas ou com qualquer outra metodologia implementada.

Quer saber mais sobre o assunto? Fique de olho aqui no blog da Lecom.

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!