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Entenda as etapas da gestão de processos e seus benefícios

Etapas da gestão de processos

Gerenciar todas as atividades da sua empresa requer trabalho. Afinal, qualquer tarefa feita em uma empresa passa por fases — todas precisam de organização, documentação e verificação. São as etapas da gestão de processos

Mais do que consertar, sua empresa precisa aprimorar as atividades. Digitalização e otimização diminuem erros humanos e permitem que seus colaboradores invistam mais tempo em decisões estratégicas. Esse trabalho é contínuo, o que permite aprimoramento constante.

Neste texto, você descobrirá o que é, vantagens, implementação e etapas e como fazer a aplicação da gestão de processos. Continue a leitura.

O que é gestão de processos?

Gestão de processos é uma metodologia de aprimoramento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa. Os gestores identificam, documentam, modelam, monitoram e controlam cada atividade que ocorre na instituição.

A gestão de processos, aliás, se “autogerencia”. Contudo, apesar de ser um conjunto de ações organizado e sistemático, é essencial verificar se suas atividades de monitoramento funcionam corretamente.

E o que é processo?

Processo é o conjunto de atividades executadas por pessoas ou ferramentas em uma organização. Cada um conta com metas próprias que, assim que concluídas, ajudam a empresa a alcançar seu objetivo principal.

Quando falamos de uma indústria, por exemplo, há diversas etapas até que uma matéria-prima se transforme em produto final. Essas ações são os processos industriais que trabalham juntos para o objetivo da indústria (a produção).

Quais as etapas da gestão de processos?

A gestão de processos se organiza por etapas predefinidas, que são:

  1. planejamento estratégico;
  2. modelagem;
  3. teste;
  4. execução;
  5. monitoramento;
  6. ajustes.

Veja como as etapas da gestão de processos funcionam.

1. Planejamento estratégico

Uma das principais etapas da gestão de processos é o planejamento estratégico. Afinal, é preciso planejar qualquer ação antes de iniciá-la, pois o gestor consegue analisar eventuais erros e propor correções. 

No planejamento estratégico, você descobre:

  • quais as etapas de todas as atividades da sua empresa;
  • o que é realmente essencial para a execução do processo;
  • quais processos automatizar e qual ferramenta de gestão utilizar;
  • como integrar ferramentas já utilizadas pelas equipes;
  • por quais processos e setores começar.

Com todas essas ações prontas, é hora de modelar cada processo da empresa. 

2. Modelagem

A modelagem é uma representação de como os processos individuais funcionam e se encaixam. Por exemplo: a ferramenta de gestão representa graficamente as atividades de marketing e mostra como se ligam aos processos de vendas.

O modelo tem uma representação gráfica, pois facilita o entendimento de como a atividade funciona, seu responsável direto e o que acontece em cada etapa.

Nessa etapa, também é possível mapear como os processos interagem entre si, o que será interessante para a integração de ferramentas e para descobrir quais recursos os setores compartilham.

Nesse momento, é essencial contar com um sistema de gestão de processos de negócio (BPMS), que ajuda a organizar, modelar e controlar cada atividade.

3. Teste

Mesmo que sua empresa consiga modelar todos os processos com rapidez, não faça uma mudança brusca. Antes, é essencial testar o funcionamento do processo.

Comece por um setor ou por poucos funcionários. Lembre-se de que, quando não há um padrão para o processo, cada colaborador costuma trabalhar do jeito que acha mais correto. Portanto, um modelo é uma nova forma de executar uma atividade, que precisa de um tempo de adaptação.

Veja como cada um deles reage ao uso de tecnologias para tarefas burocráticas e ao novo desenho de cada processo. Verifique potenciais problemas e como controlá-los.

4. Execução

Com o processo aprovado na etapa de testes, é o momento de ampliar o uso dos novos modelos de processos. Antes da execução, faça um bom treinamento com todas as equipes. 

Os funcionários precisam de segurança para executar suas tarefas. Portanto, o treinamento é uma forma de fazê-los entender que ferramentas de gestão atuam para facilitar seu trabalho, não para substituí-lo. 

5. Monitoramento

Assim como ocorre na etapa de teste, é preciso monitorar a execução dos processos para verificar se atuam como esperado. 

  • Quais resultados obtiveram? 
  • Os funcionários perceberam vantagens na nova operação? 
  • As ferramentas de gestão otimizam o trabalho?

Para fazer essa verificação, tenha metas predefinidas. Rapidez nas entregas, economia de recursos e qualidade dos produtos são alguns exemplos.

Além disso, também tenha uma frequência predefinida de monitoramento para conferir os resultados — mensal ou trimestralmente, por exemplo.

6. Ajustes

Uma das vantagens da gestão de processos é promover o aprimoramento. Como visto, as etapas não se finalizam na execução: é preciso saber se os modelos funcionam corretamente e trazem benefícios para funcionários, empresa e clientes.

Enquanto o monitoramento auxilia a ver se os processos atuam corretamente, a etapa de ajustes é o momento de, obviamente, ajustar o que não funciona como desejado.

Quais os benefícios da gestão de processos?

Um bom trabalho de gestão traz uma série de vantagens para funcionários e empresas. As principais são:

  • rapidez na execução;
  • redução de erros;
  • melhoria contínua;
  • mais produtividade.

Entenda, com detalhes, quais os benefícios da gestão de processos.

Rapidez na execução

No planejamento estratégico, é comum verificar que uma ferramenta de gestão pode executar tarefas burocráticas e repetitivas. A substituição não apenas evita erros humanos, mas também ganha muito em tempo. Como uma tecnologia não para de funcionar por cansaço, a atividade ocorre continuamente.

Redução de erros

Outra vantagem para essa rapidez é que, enquanto a atenção é essencial para evitar erros humanos, a ferramenta não precisa se “concentrar” para acertar.

Quando o Sicoob Divicred adotou a ferramenta de gestão inteligente da Lecom, teve ganho médio de 80% em eficiência operacional e diminuição de mais de 60% no volume de retrabalho.

Melhoria contínua

As etapas de gestão de processos continuam sempre que necessário — a de monitoramento, aliás, nunca deve parar.

Por exemplo: se durante o monitoramento você perceber que uma das ferramentas de recursos humanos está defasada, precisará fazer uma troca. A partir daí, começam os ajustes. Depois, haverá uma nova modelagem do processo, testes, execução e um novo monitoramento para garantir que a mudança trouxe benefícios.

Mais produtividade

Como visto, a ferramenta trabalha continuamente. Dessa forma, funcionários podem se concentrar em atividades de planejamento, estratégia e atendimento, por exemplo.

Com a Lecom, a Servier do Brasil otimiza mais de 5 mil horas de trabalho ao ano.

Como implementar a gestão de processos?

Planejamento, tecnologia e união das equipes são essenciais para implementar a estratégia. Veja como implementar a gestão de processos de maneira eficaz:

  • tenha uma ferramenta de gestão: a plataforma ajuda a organizar, modelar e implementar os processos, além de centralizar as atividades e integrar outros sistemas que sua empresa já utiliza;
  • ouça as equipes: seus funcionários colocam os processos em prática. Portanto, você precisa ouvi-los para implementar mudanças certeiras;
  • crie fluxogramas e diagramas: representações visuais ajudam a entender como a empresa opera;
  • escolha os profissionais responsáveis pela reestruturação: delegar responsabilidades é uma chance de conhecer futuras lideranças da sua empresa. 

Faça a gestão de processos com a Lecom

A ferramenta de gestão inteligente da Lecom ajuda você a implementar todas as etapas de gestão de processos. Com a integração de ferramentas e centralização das atividades, você monitora e ajusta tudo com muito mais facilidade e precisão.

Agende uma reunião com nossos especialistas e conheça a ferramenta de gestão da Lecom! 

Foto de Fabrício Augusto Dias

Fabrício Augusto Dias

Diretor de Produto e Tecnologia

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