Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Gestão de processos no back office e automação: veja a relação!

Gestão de processos no back office e automação: veja a relação!

Melhorar a eficiência, otimizar a comunicação entre as equipes, organizar o fluxo de atividades e, de quebra, reduzir custos e aumentar a produtividade: esses são alguns dos principais benefícios da gestão de processos no back office com a implementação de um CSC (Centro de Serviços Compartilhados).

De fato, os números comprovam a eficiência da estratégia: uma pesquisa, publicada em fevereiro de 2024, apontou que o mercado de Shared Services Center (CSC, em inglês), avaliado em US$51,1 bilhões em 2023, deve aumentar mais 16% até 2032. 

Segundo o relatório do Global Market Insights, alguns dos principais motivos para esse crescimento são a possibilidade de padronização e conformidade dos processos, a adoção de ferramentas como inteligência artificial e mais facilidade para escalonamento da companhia.

Se você, gestor, se interessou pelos benefícios da gestão de processos no back office e deseja entender mais sobre o tema, continue a ler!

Neste material, falamos sobre como a implementação dessa estratégia auxilia na produtividade e o que você precisa fazer para dar o primeiro passo. Boa leitura! 

O que é um back office?

Chamamos de back office a “retaguarda administrativa”, ou seja, os setores de um negócio que não têm contato direto com o consumidor: RH, financeiro, TI e contabilidade são exemplos clássicos. Nesse sistema, cada área atua estrategicamente para desempenhar suas funções com foco em garantir a eficiência operacional da companhia.

Seu principal objetivo é dar apoio às atividades essenciais da empresa e garantir que os processos internos fluam de maneira eficiente. Para tanto, muitos gestores concentram as atuações back office em CSCs. 

O que é um CSC?

O Centro de Serviços Compartilhados, ou CSC, é uma unidade administrativa que visa consolidar as atividades comuns de uma empresa em um único local ou setor. O principal objetivo é ampliar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade geral dos produtos ou serviços oferecidos, ainda que o consumidor não perceba essas atividades 

Vale ressaltar também que o CSC não é exclusivo de uma empresa: o mesmo centro pode atuar para várias companhias e oferecer serviços para diversas áreas, desde que, para isso, tenha os profissionais qualificados de cada setor. 

O que muda com a implementação de CSC?

Saber como implementar gestão de processos no back office por meio do CSC muda a forma de prestação dos serviços. Atualmente, a abordagem de trabalho centralizado se concentra, principalmente, em otimizar os processos desde o início, eliminar redundâncias e buscar as melhores práticas e ferramentas por meio de profissionais qualificados. 

Por exemplo, o CSC para back office usa as ferramentas de gestão de processos para emitir faturas e aprovações, com objetivo de tornar essas responsabilidades rotineiras menos onerosas para seus funcionários e mais eficientes para a organização.

Inclusive, uma das práticas mais adotadas pelos centros é a automação de processos. Assim, quando há uma tarefa que não necessariamente exige a aplicação de força de trabalho humana, é possível criar meios para que sua execução seja autônoma. 

Mesmo que um processo funcione bem atualmente, é importante se atentar às oportunidades de melhoria contínua. Atividades como digitação manual podem ser completamente eliminadas, de modo que os colaboradores se concentrem em exceções que a tecnologia não pode executar.

O que a gestão de processos faz no back office?

Ao optar por estratégias como implementar a gestão de processos no back office, as equipes passam a se responsabilizar por atividades como:

  • gerenciamento de dados; 
  • manutenção de registros; 
  • gestão de inventário; 
  • processamento de pedidos; 
  • contencioso jurídico; 
  • elaboração de documentos.

Além do back office, existem também os setores que atuam no modelo “front office”, ou seja, com contato direto ou mais próximo aos clientes. A principal diferença entre esses dois sistemas é que o back office serve como um centro de custos da empresa, enquanto o front office gera receita. 

Em outras palavras: o back office dá suporte enquanto o front office gera o retorno financeiro. 

Veja, abaixo, algumas características chave de cada um:

Processos back office
– Não geram receita diretamente
– Apoiam as operações diárias
– Mais propensos à terceirização
– Incluem departamentos como: RH, TI.
Processos front office
– Geram receita diretamente
– Podem ou não passar por terceirização
– Incluem departamentos como: vendas, marketing, atendimento, suporte técnico

Usar a automação para implementar gestão de processos no back office ajuda na produtividade

Segundo a McKinsey, 81% de todo o trabalho físico previsível já pode acontecer a partir de alguma tecnologia de automação de processos, o que permite mais foco humano em questões estratégicas para as empresas. 

Normalmente, as tarefas repetitivas são escaláveis, mesmo em um Back Office: o RH precisa realizar inúmeros pagamentos, o financeiro, emitir diversas notas fiscais e o jurídico, acompanhar dezenas de processos judiciais. Aliás, é importante aplicar o mesmo padrão de qualidade, independentemente da quantidade de atividades.

Quando um processo se automatiza, se torna fluido, então, mesmo que a demanda aumente, a tecnologia escala para dar conta do serviço — ou retorna ao nível anterior, caso a demanda retraia.

A automação de processos favorece os ganhos de produtividade porque a tecnologia lida com mais tarefas e mantém um padrão de qualidade independente do volume de trabalho.

Gestão de processos no back office é com a Lecom

A plataforma de gestão inteligente de processos da Lecom integra os fluxos de trabalho existentes e cria experiências consistentes para os usuários. Por ser uma plataforma low code, oferece facilidade e agilidade na construção dos fluxos, além de ser simples para quem usa no dia a dia e de fornecer mais eficiência e economia às empresas.

A Lecom garante aos gestores mais controle e visibilidade sobre os processos na operação, possibilita a criação de fluxos de trabalho personalizados e auxilia na automação de tarefas manuais repetitivas e burocráticas.

Faça o tour guiado para saber mais sobre o potencial de resultados que a Lecom pode trazer para a sua empresa.

Picture of Mary Losilla

Mary Losilla

Gerente de Canais

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!