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Gestão de processos no atendimento: benefícios + como adotar?

Hoje em dia, não é segredo que a experiência do cliente é um dos pontos mais significativos para o sucesso dos negócios. Por isso, investir na gestão de processos no atendimento é essencial.

Até porque, conforme a PwC os consumidores podem pagar até 16% a mais por um produto ou serviço caso tenham uma boa experiência. 

O relatório diz ainda que 32% dos clientes deixam de fazer negócios com uma marca — mesmo que gostem dela — após uma experiência ruim, e que 49% dos consumidores da América Latina procuram um concorrente neste tipo de situação. Daí vem a importância de otimizar o atendimento.

Proporcionar uma ótima experiência ao cliente, entretanto, não é tão simples assim. Afinal, existem muitos processos de negócios que precisam funcionar de forma fluida. 

Muitas vezes, as atividades abrangem pontos de contato digitais e físicos, bem como colaboradores de diferentes áreas interessadas, para que a experiência do cliente seja a melhor possível. 

Neste momento, a gestão de processos surge como uma aliada para alcançar o sucesso. Quer aprender como usá-la a seu favor? Então, continue a leitura, porque explicamos a importância de otimizar o atendimento com a gestão de processos a seguir!

O que é gestão de processos?

Gestão de processos é uma prática adotada por empresas com o intuito de otimizar seus fluxos de trabalho e potencializar a qualidade das entregas. Um exemplo é a experiência do consumidor ao entrar em contato com a marca, que melhora com a análise de KPÌs e o monitoramento contínuo das atividades.

Seu objetivo é fornecer visibilidade sobre o desempenho de um processo, para que as partes interessadas identifiquem e respondam rapidamente aos problemas e impulsionem resultados comerciais que melhoram a experiência ao cliente.

Por exemplo, monitorar os tickets de atendimento em tempo real para saber quais foram abertos, os horários, os prazos e os agentes responsáveis por atendê-los.

Quais os benefícios da gestão de processos para o atendimento ao cliente?

A gestão de processos no atendimento permite que as organizações entendam como um processo acontece de ponta a ponta e identifiquem onde fazer melhorias. Isso ajuda a:

  • aumentar sua eficiência, ao identificar e abordar gargalos e ineficiências que retardam um processo;
  • melhorar o controle de qualidade, ao rastrear KPIs e identificar áreas nas quais falte qualidade;
  • aumentar a satisfação do cliente, para melhorar os processos e fornecer aos clientes um serviço mais rápido e de qualidade;
  • tomar melhores decisões, ao fornecer aos gerentes dados em tempo real sobre o negócio;
  • reduzir os custos, uma vez que, com a gestão, as organizações diminuem seus gastos operacionais e melhoram o resultado com processos mais eficientes, diminuindo o tempo de resposta para cada atendimento reincidente

A transformação digital aumenta a importância — e os desafios — da gestão de processos no atendimento. 

Afinal, a maioria das organizações depende de iniciativas em diferentes departamentos para alcançar seus objetivos e entregar resultados aos seus stakeholders, sejam eles clientes, parceiros ou funcionários.

Por isso, é preciso manter um controle rígido do que é feito diariamente para não “se perder” no meio do caminho. 

Quais os principais desafios da gestão de processos no atendimento?

À medida que as organizações passam por transformações digitais, seus processos dependem de tecnologias específicas. 

Nesta situação, as abordagens para alcançar a rastreabilidade de toda a operação — acompanhamento das atividades  — encontram alguns desafios relativos aos dados, o que afeta o atendimento ao cliente.

Entre os principais, estão:

  • dados comerciais dispersos em vários sistemas, com formatos inconsistentes e diferentes meios de acesso;
  • dados desatualizados, muitas vezes por dias ou mais, o que impede a agilidade dos negócios em tempo real.
  • informações comerciais sem conexão com o contexto de TI de suporte, o que limita a colaboração eficaz entre as equipes de negócios e TI. 
  • visões de processo atrasadas, incompletas e desconectadas, o que afeta uma variedade de partes interessadas;

Portanto, é preciso evoluir as abordagens tradicionais de gestão de processos para fornecer a visibilidade de ponta a ponta, o contexto de TI e a pontualidade que as organizações precisam para evoluírem sua operação para entregar um atendimento excelente aos seus clientes. 

Como a gestão de processos melhora o atendimento?

A gestão de processos no atendimento otimiza o setor na medida em que: 

  • aumenta a eficiência das operações;
  • automatiza processos;
  • ajuda a gerenciar dados do cliente.
  • cria uma base de conhecimento

Veja cada benefício em detalhes a seguir. 

  1. Aumenta a eficiência das operações de atendimento

As operações de atendimento ao cliente são uma mistura complexa de elementos humanos e tecnológicos. 

Em alguns casos, se os processos não recebem atenção suficiente, afetam negativamente a experiência do cliente — seja por atraso no atendimento ou pela não resolução do problema, por exemplo —, o que resulta em baixa retenção e satisfação. 

Gerenciar tais atividades com o BPM — Gerenciamento de Processos de Negócios, em português — ajuda a descobrir, mapear, documentar e analisar e melhorar seus processos de atendimento. 

O BPM se aplica a gestão de processos no atendimento como:

  • documentação e gerenciamento de feedback;
  • comunicação com o cliente;
  • autoatendimento do cliente;
  • gerenciamento de sistema de tickets;
  • acompanhamento com clientes
  1. Automatiza processos de atendimento

A gestão de processos no atendimento como prática também inclui automação — uso de tecnologia em processos complexos, redundantes e burocráticos. 

Suas operações de atendimento ao cliente incluem certos processos que podem funcionar com interferência humana mínima ou nenhuma, como:

  • alocação de tickets de cliente;
  • segmentação de consultas;
  • armazenamento e alocação de feedback;
  • backups de dados.

Embora um bom atendimento ao cliente prospere com empatia e comunicação, usar uma ferramenta para tratar tarefas que não requerem necessariamente o trabalho humano faz com que o processo seja mais ágil e efetivo.

Dessa forma, você aumenta a eficiência de suas rotinas de atendimento ao cliente, elimina erros humanos e reduz a dependência de pessoas específicas. 

O uso de tecnologia para automatizar tarefas também aumenta a eficácia dos processos e ajuda seus funcionários a se concentrarem em tarefas prioritárias, como se comunicar com clientes em casos críticos e obter feedbacks detalhados.

Um exemplo de como melhorar o atendimento com gestão de processos é a automatização da alocação de chamadas — o encaminhamento das ligações para os atendentes. A prática economiza um tempo valioso para o colaborador e para o cliente. 

  1. Ajuda a gerenciar dados do cliente

A gestão de dados é um desafio comum nas empresas modernas. Estes dados, aliás, são informações críticas para o atendimento ao cliente — contemplam registros, reclamações, feedback e histórico.

As boas práticas de gestão de processos ajudam você a mapear, analisar, organizar e gerenciar:

  • entrada de dados;
  • registro de dados;
  • backups;
  • atualizações;
  • gerenciamento de sistemas de dados.

A satisfação e a felicidade do cliente são prioridade para o sucesso das empresas. Nesse sentido, o atendimento desempenha um papel importante na experiência oferecida ao consumidor — e as ferramentas de gestão de processos melhoram e aprimoram as operações ao longo da jornada de compra. 

Compreendeu os benefícios da gestão de processos e como usá-la para otimizar o atendimento ao cliente? Então, é hora de entender como a Lecom pode te ajudar nessa empreitada!

Veja também: qual a importância da segurança de dados para as empresas? + Como fazer?

Como a Lecom ajuda a melhorar o atendimento com gestão de processos?

A plataforma Lecom ajuda organizações de todos os setores a ganhar visibilidade em seus processos e superar muitos dos desafios mencionados acima. 

Com a Lecom, os negócios se beneficiam de uma plataforma de gestão inteligente de processos integrável a diversos sistemas, como:

  • Inteligência Artificial;
  • RPA (automação robótica de processos); 
  • CRM (gestão de relacionamento com o cliente); 
  • ERP (planejamento de recursos empresariais). 

Dessa forma, orquestra toda a operação em tempo real e facilita decisões baseadas em dados.

A gestão de processos pode melhorar drasticamente as operações de atendimento ao cliente, uma vez que fornece valor e economia de custo e tempo, e fazer a sua com a Lecom ajuda a melhorar suas operações e torná-las mais eficientes e eficazes.

Conheça o case da Atlantica Hospitality com a Lecom!

Depois de implementar o CSC da Lecom e automatizá-lo, a Atlantica Hospitality International percebeu que os times regionais que trabalhavam no serviço dos hotéis estavam sobrecarregados.

Entendeu também que o grupo, como apoio corporativo, não conseguia atender às demandas de todas as unidades de hotéis de forma ágil e padronizada.

Com o sistema de atendimento implementado, a empresa ganhou uma visão completa sobre as principais demandas dos hotéis, bem como seus principais gargalos internos. Hoje, são mais de 200 mil chamados abertos — e gerenciados — por ano.

Quer vivenciar a experiência da Atlantica Hospitality International com a Lecom? Então veja, na prática, como a plataforma inteligente da Lecom funciona em nosso tour guiado

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Thalita Cunha

Coordenadora de Sustentação

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