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Como implementar a hiperautomação pode mudar sua empresa?

Como implementar a hiperautomação pode mudar sua empresa?

O futuro dos negócios está na tecnologia e em suas aplicações. Isso pode ser observado na adoção de estratégias inovadoras, como implementar hiperautomação, ou na aquisição de ferramentas e sistemas específicos do mercado de IA, que avança exponencialmente. 

Aliás, esta matéria, publicada pela Forbes em fevereiro de 2024, aponta a relação direta entre os benefícios da hiperautomação e inteligência artificial e o avanço das empresas em direção a iniciativas mais assertivas e promissoras. 

O artigo mostra não apenas aplicações da IA e hiperautomação, mas também o impacto positivo dessas tecnologias nos negócios.

Mas, afinal, o que é hiperautomação? O que o recurso faz pelo seu negócio? Qual é a diferença entre hiperautomação e automação tradicional? Qual a diferença entre hiperautomação e RPA? Quais as tecnologias-base da metodologia?

Neste artigo exclusivo, falamos sobre essas e outras questões. Continue a leitura e saiba por que investir em hiperautomação — e, mais importante, por onde começar a implementação.

O que é hiperautomação?

A hiperautomação é uma disciplina orientada para negócios que busca identificar, examinar, e automatizar o maior número possível de processos, visando a otimização do negócio como um todo. Para isso, usa várias tecnologias concomitantes, como a inteligência artificial, a arquitetura de softwares, o RPA, o BPMS e automação, e ferramentas no code ou low code

Todos os setores de uma empresa desfrutam potencialmente dos benefícios da hiperautomação. RH, financeiro, fiscal, administrativo, TI, produção, jurídico, estoque e comunicação, todas essas áreas agilizam a execução de atividades repetitivas e burocráticas. Consequentemente, têm mais tempo para focar em objetivos pontuais sem desperdiçar força de trabalho com tarefas que não agregam real valor ao negócio.

Por exemplo: imagine que uma companhia de alimentos tenha o objetivo de produzir determinado item. Com a hiperautomação, aplica ferramentas que determinam: 

  • o momento da entrada do pedido; 
  • a identificação dos insumos necessários; 
  • a atualização da quantidade do estoque, com transmissão direta da informação para o setor de compras; 
  • a notificação para as pessoas responsáveis por cada etapa do fluxo organizacional.

Assim, você garante uma entrega bem sucedida e assegura a definição de informações entre todos os setores. Isso elimina o risco de perda de produção por falta de insumos ou atraso causado por colaboradores que desconhecem suas responsabilidades. 

Além disso, vale reforçar que a hiperautomação não é uma disciplina voltada apenas às empresas de tecnologia ou de grande porte. 

Qualquer nicho de negócio desfruta dos benefícios da hiperautomação, desde que tenha um plano de BPM — sigla em inglês para “gerenciamento de processos de negócio” — bem estruturado. 

Afinal, é por meio do BPM e de suas diretrizes que os times decidem as formas de aplicação da hiperautomação, como veremos mais adiante. 

Hiperautomação x automação x RPA: conheça as diferenças

Assim como na automação tradicional, o mercado da hiperautomação cresce exponencialmente ao longo dos anos. Esta pesquisa, publicada pela Mordor Intelligence, mostra que, até 2029, espera-se um investimento de US$31,95 bilhões no setor — um aumento de 19,8% em relação ao valor de 2024

Nesse sentido, para aproveitar todas as potencialidades do recurso, mais do que saber o que é hiperautomação, é necessário entender as diferenças entre ela, a automação de processos comum e o RPA. 

Automação de processos

A automação de processos, como o nome diz, torna automática a execução de tarefas e atividades burocráticas e repetitivas. 

Assim, a força de trabalho humano empenhada ali pode ser realocada, operando de forma mais estratégica. Como consequência, os fluxos de tarefas são mais organizados, assertivos e seguros. 

RPA – Robotic Process Automation

Já o Robotic Process Automation, ou, em português, Automação Robótica de Processos, permite ao usuário configurar um ou mais scripts para realizar tarefas por bots de inteligência artificial. Neste caso, os bots são guiados pelos roteiros e seguem regras e condições específicas, como qual tarefa executar ou qual setor acionar em seguida a uma ação.

Qual a diferença entre hiperautomação e automação?

Em linhas gerais, a hiperautomação funciona como uma evolução da automação de processos.  Afinal, enquanto uma foca unicamente no uso de softwares específicos para automatizar a realização de tarefas, a outra emprega um conjunto de tecnologias complexas, como inteligência artificial, arquitetura de softwares e machine learning, para otimizar os fluxos de atividades. 

Ou seja, a principal diferença entre hiperautomação e automação está na complexidade das tarefas realizadas por cada uma. Na medida em que crescem os processos e suas burocracias, aumenta a demanda por hiperautomação para manter um fluxo organizado e eficiente. 

Qual a diferença entre hiperautomação e RPA?

Uma vez que a automação feita pelas ferramentas de RPA se baseia em scripts previamente definidos pela gestão, sua eficácia tende a ser limitada. Isso não significa, contudo, que são tecnologias separadas, afinal, o RPA é parte integrante da hiperautomação.

Geralmente, tem foco em tarefas rotineiras, como preenchimento de formulários ou troca de informação entre sistemas. Já a hiperautomação, por utilizar inteligência artificial, executa demandas mais complexas, como análise de dados e até tomada de decisões. 

É claro que o cuidado com a configuração do sistema para execução das atividades cresce na mesma medida da complexidade dos projetos a serem hiperautomatizados. Contudo, é essa possibilidade extensa que marca a maior das diferenças entre hiperautomação e RPA. 

Aliás, vale lembrar que o RPA pode ser combinado na hiperautomação com outras tecnologias, como IA, análise de dados e machine learning, como veremos adiante.

Benefícios da hiperautomação

A esta altura, depois de entender o que é hiperautomação, é natural que você se pergunte quais são os benefícios práticos da tecnologia em seu negócio. Dentre os principais, destacamos: 

  1. redução no tempo de execução dos processos, tanto pela automatização quanto pela diminuição de erros e falhas humanas; 
  2. economia de recursos e investimentos que não fazem sentido para a organização; 
  3. melhor destinação da força de trabalho humana
  4. eliminação de etapas redundantes e desnecessárias
  5. mais uniformidade e precisão na execução das tarefas
  6. melhora no retorno sobre investimento, ROI, com a identificação de gargalos ou oportunidades de melhorias;
  7. aumento na eficiência e na qualidade das entregas
  8. mais assertividade na análise de dados, graças à inteligência artificial
  9. possibilidade de integração com outros sistemas, o que mantém seus dados atuais, mesmo após a implementação. 

Além disso, as tecnologias para hiperautomação permitem uma projeção baseada em dados estatísticos e informações de mercado constantemente atualizadas.

A previsão, além de garantir mais segurança para o negócio, te ajuda a conhecer novas tendências e aproveitar oportunidades de inovar. Isso ocorre por meio de dados operacionais, financeiros, mercadológicos e relacionados à satisfação do cliente, por exemplo.

As principais tecnologias utilizadas na hiperautomação

Mais do que saber o que é hiperautomação, é preciso entender quais tecnologias são utilizadas no desenvolvimento das atividades realizadas pela metodologia.

Assim, mais do que simplesmente otimizar seu fluxo, você direciona a realização das demandas com base nos objetivos do negócio como um todo.

  1. Inteligência artificial

A IA se destaca como uma das alternativas mais potentes da transformação digital, com aplicação em inúmeros contextos e situações de forma eficiente e eficaz, conforme estudo publicado no McKinsey. A pesquisa apontou que 72% das empresas entrevistadas utilizam IA em pelo menos um processo.

Aplicada à hiperautomação, a inteligência artificial simula o comportamento humano na realização de tarefas, desde a categorização e definição de prioridades até a execução e entrega. 

  1. Machine Learning

O Machine Learning é a tecnologia de um sistema de hiperautomação responsável por aprender algo, baseado nas informações fornecidas pela gestão. Isso significa que, além de absorver o conhecimento, a tecnologia identifica eventuais erros e os corrige automaticamente.

Na prática, o machine learning, quando aplicado na hiperautomação, executa tarefas de forma mais rápida, com menores chances de falhas e sem necessidade de supervisão humana. 

  1. RPA 

Como ferramenta essencial na hiperautomação, o RPA executa tarefas repetitivas e burocráticas, que tomam tempo dos colaboradores. 

Como já mencionamos, para que funcione adequadamente, é preciso alimentar o RPA com dados e regras específicas, que determinem sua forma de funcionamento — por meio de scripts bem detalhados. 

  1. iBPMS

Intelligent Business Process Management Suites, ou “ferramentas inteligentes para gerenciamento de processos de negócios” são uma expansão do BPMS

O recurso reúne, em um único local, todo o fluxo de informações, deixando-o à disposição das pessoas envolvidas (colaboradores, fornecedores ou clientes). 

Como tecnologia para hiperautomação, o iBPMS dá ao gestor total acesso, em tempo real, à cadeia produtiva. 

  1. ICR 

Intelligent Character Recognition, em português, reconhecimento inteligente de caractere, é uma evolução do software de escaneamento que permite a digitalização de documentos escritos à mão, convertendo-os em arquivo digital.

Para empresas que buscam se aprofundar na transformação digital e saber como implementar a hiperautomação, a ferramenta permite a criação de um acervo digital completo, hospedado em nuvem, com muito mais segurança e qualidade. 

  1. Big Data

Recebe o nome de Big Data uma ampla fonte de dados com informações sobre todos os aspectos da empresa que interessem aos colaboradores, funcionários ou clientes. 

A tecnologia, além de reunir os dados, controla o acesso e mantém registros completos sobre as visualizações. 

No contexto da hiperautomação, o big data facilita a tomada de decisões estratégicas por meio do fornecimento de informações precisas sobre os clientes, fornecedores ou o mercado em geral. 

  1. Chatbots

Voltados à comunicação, os chatbots são “robôs” que conversam com o usuário e auxiliam na solução de problemas. Sua maior vantagem é a eficiência — afinal, além de atender inúmeras pessoas ao mesmo tempo, o chatbot atua 24 horas, sem pausas ou folgas. 

Os desafios de implementar a hiperautomação

Grandes mudanças no fluxo de atividades de um negócio, como implementar a hiperautomação, podem ser processos complexos, que exigem o acompanhamento de profissionais qualificados, com ferramentas específicas para cada caso. 

Para isso, é essencial ter uma empresa parceira especialista no assunto, que, mais que garantir o bom funcionamento das tecnologias para automação: 

  • esclareça dúvidas sobre a implementação e as funcionalidades oferecidas; 
  • atue na integração entre os sistemas nativos do seu negócio e os novos; 
  • sane eventuais problemas de configuração ou atualize os sistemas sempre que necessário; 
  • garanta a proteção e a segurança dos dados inseridos na ferramenta;
  • aponte melhorias no fluxo organizacional, baseadas no objetivo do negócio; 
  • instrua os colaboradores sobre os benefícios da implementação.

Alguns dos maiores desafios da hiperautomação se relacionam à quebra de paradigmas antigos. Muitas vezes, as velhas crenças representam prejuízos para a empresa, mas, por serem vistas como “a forma certa” de se fazer algo, são transmitidas de gestor para gestor, sem considerar a possibilidade de mudança.

Aqui, um exemplo é a adoção das tecnologias como solução. Muitos gestores, sem entendimento profundo em TI, acreditam que o investimento em ferramentas digitais não é interessante, quando pode ser a resposta para muitas questões sobre a produtividade e a eficiência da companhia. 

Por isso, é muito importante que, antes de qualquer tipo de investimento, você esclareça dúvidas e entenda quais são os benefícios que as estratégias oferecem ao negócio e, mais do que isso, como implementar a hiperautomação de maneira eficiente. 

Como a Lecom te ajuda com os desafios da hiperautomação

A Lecom é uma plataforma inteligente de gestão estratégica de dados que oferece insights poderosos sobre seu negócio e as vantagens que a sua empresa pode ter ao implementar a hiperautomação. 

Com a Lecom, além de saber como incorporar a automação de acordo com as suas necessidades e os objetivos da empresa, você otimiza o tempo de execução das atividades de todos os setores e coleta dados estatísticos importantes para o desenvolvimento de estratégias de negócio. 

Para dar o próximo passo em direção a um futuro brilhante e tecnológico, conheça a Lecom e as soluções que temos para a sua empresa. Acesse o tour guiado da plataforma, veja como podemos te ajudar e tire todas as suas dúvidas com nossos consultores antes de finalizar a contratação.

Não adie mais. Faça como a Sicoob, que obteve um ganho médio de 80% em eficiência operacional, e confie a organização da sua empresa a quem entende do assunto.

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Tiago Amor

VP of Sales - Lecom Tecnologia

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