Você sabe o que é plataforma low code, quando usar ou, ainda, como escolher a melhor para otimizar o dia a dia do negócio? Bem, a verdade é que essa tecnologia já está presente no dia a dia de diversas empresas.
A prova disso é esta pesquisa, divulgada pela Color Whistle. O documento prevê que, até 2025, 70% dos sistemas criados pelas empresas usarão a modalidade low code de programação.
Além do mais, foi confirmado que a tecnologia gasta 70% menos recursos das empresas. Isso porque ela não depende da criação de códigos, já que parte de modelos visuais reutilizáveis para construir aplicações práticas e funcionais.
Falando assim, fica fácil entender por que esse tipo de plataforma vem se tornando cada vez mais popular, não é mesmo? Porém, você sabe como usar essa tecnologia para otimizar o uso de tempo e recursos da sua organização?
Para te ajudar a mergulhar no conceito, preparamos este artigo. Ao continuar a leitura, você aprende o que é plataforma low code, como ela funciona e ainda recebe dicas de como escolher a melhor opção para usar na sua empresa. Confira!
O que é plataforma low code, afinal?
Uma plataforma low code — ou plataforma de desenvolvimento de baixo código, em português — é uma modalidade de desenvolvimento de sistemas que usa pouca codificação para criar sites e aplicativos. Devido a isso, ela costuma apresentar uma interface visual mais simples, e, para editá-la, você precisa apenas selecionar e arrastar as funcionalidades.
Por conta dessa característica, o low code development — desenvolvimento de baixo código, em tradução literal — permite construir uma série de aplicações diferentes, tais como:
- aplicativos para colaboradores e clientes;
- processos de negócios;
- sistemas de processamento de dados.
Para ficar mais claro, imagine uma empresa da área da saúde. Um dia, ela resolve criar uma aplicação para promover a simplificação do agendamento de exames, otimizando todo o processo de marcação e até o agendamento das consultas posteriores.
Pois é, é possível fazer isso usando uma plataforma low code. Interessante, não é mesmo?
Além do mais, esse tipo de ferramenta é muito prático e traz diversos benefícios. Entre os principais, podemos citar:
- rapidez na realização de atividades, pois os processos ocorrem de maneira ágil e integrada
- mais autonomia, já que seu negócio não fica dependente apenas de desenvolvedores;
- oportunidade de personalização, com os recursos já disponíveis na plataforma;
- redução dos custos sem precisar da contratação de grandes equipes técnicas;
- aumento da produtividade, afinal, você e seu time não gastam muito tempo criando na plataforma.
No mais, é possível usar essa ferramenta de maneira escalável. Isso é, você pode reaproveitar funcionalidades, repetindo as ações para que elas passem a integrar outros sistemas, sem precisar criar um código novo do zero.
Como esse sistema funciona na prática?
Uma plataforma de desenvolvimento tradicional requer uma quantidade imensa de códigos. Estes, por sua vez, armazenam as informações de como a página se parece quando pronta. Já o low code development — como a tecnologia também é conhecida —, funciona de uma maneira diferente, contando com ferramentas visuais.
Para compreender melhor, com uma plataforma low code você não precisa escrever os códigos para cada funcionalidade, como aba para agendamento de exames.
Basta selecionar a função que deseja adicionar na página na lista disponível e arrastá-la para o lugar ideal. Fácil, não é?
Na prática, esses recursos permitem que os desenvolvedores — profissionais ou amadores — formatem as aplicações com mais agilidade.
Como resultado, não é necessário ter conhecimento aprofundado em programação de sistemas para usá-la.
Basta ter em mente o que deseja e começar a escolher entre as opções disponíveis. Porém, ainda assim, é preciso saber um pouco sobre o assunto, até mesmo para não ficar perdido no meio do processo, certo?
>>>> Veja mais: desenvolvimento low code — o que é e quais as vantagens?
Quando usar low code na sua empresa?
O low code development tem muitos usos, desde a criação de aplicativos e sistemas empresariais, como controle de ponto para companhias até o acompanhamento de solicitações dos clientes.
Sendo assim, você pode usar essa ferramenta sempre que achar necessário. No entanto, é importante ficar atento às necessidades do seu negócio. Isso porque há casos em que é preciso ter um sistema mais robusto e, consequentemente, mais complexo.
Porém, de maneira geral, essa tecnologia avança a cada dia e entrega criações mais completas e que atendem aos desejos das companhias.
Agora que você compreendeu quando usar low code, continue com a leitura para conferir dicas de como escolher a melhor plataforma para o seu negócio!
>>>> Aproveite e confira: a história do dia do programador
Como escolher a melhor plataforma low code para o seu negócio?
Após aprender o que é uma plataforma low code, você ficou com vontade de adotar essa solução no seu negócio? Então, a primeira dica para escolher a opção mais adequada é analisar as opções disponíveis no mercado.
Feito isso, verifique se elas atendem aos objetivos da sua empresa. Afinal, de nada adianta contratar um serviço para só depois perceber que ele é insuficiente, concorda? No mais, confira se a plataforma tem boa usabilidade.
Em outros termos, se ela é fácil de entender e de usar no dia a dia, é flexível, robusta e, ainda por cima, oferece recursos de integração e personalização.
Isso significa que é necessário que ela conecte suas aplicações aos outros sistemas da empresa e ainda permita mexer nas configurações, para que as criações se adequem ao que o seu negócio precisa no momento.
E sim, temos uma dica da melhor plataforma low code do mercado para você: a Plataforma Lecom.
Com ela, você cria fluxos de processos completos, monta formulários responsivos, tem acesso a componentes reutilizáveis e ainda aproveita os recursos em computadores e dispositivos móveis.
Além disso, a Plataforma Lecom oferece diversos recursos que a tornam fácil de usar, segura e, ainda por cima, otimiza a performance do seu negócio. E sabe o que é melhor? Você acessa tudo isso de um só lugar!
Aproveite para assistir ao vídeo abaixo e confira mais benefícios de adotar a tecnologia da Lecom na sua empresa:
Para conferir essas e outras funcionalidades da Plataforma Lecom, é só solicitar uma demonstração gratuita ou preencher o formulário e marcar uma reunião com um dos nossos especialistas.