Já imaginou pilotar um avião sem um destino claro em mente ou pegar a estrada para viajar sem ter a menor ideia de qual caminho tomar? Não contar com as ferramentas do planejamento estratégico na sua gestão corporativa é mais ou menos assim. Assustador, não é mesmo?
A verdade é que ter uma rota precisa e bem definida é fundamental para que a empresa alcance o sucesso desejado. Nesse sentido, as ferramentas do planejamento estratégico podem ser bastante úteis.
Estes recursos te ajudam a traçar o mapa para levar o seu modelo de negócio ao destino desejado, garantindo que a sua equipe e os seus objetivos estejam de mãos dadas, rumo a resultados cada vez melhores.
Neste artigo, você vai entender a importância do planejamento estratégico, como desenvolvê-lo da melhor maneira e quais ferramentas você pode usar.
Continue a leitura para descobrir também como a plataforma inteligente de processos da Lecom Tecnologia pode auxiliar na implementação do PE e no monitoramento em tempo real dos processos de ponta a ponta.
Qual é a importância do planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é importante porque define metas, objetivos, diretrizes e ações que guiam as tomadas de decisão e as atividades da empresa a longo prazo.
Esse documento permite que a organização visualize com clareza onde quer chegar e alinhe seus esforços e recursos disponíveis para alcançar resultados concretos e ambiciosos.
O PE ajuda a evitar desvios e desperdício de tempo, dinheiro e mão de obra em atividades que não contribuem diretamente para o alcance dos objetivos organizacionais.
Com a ferramenta, é possível identificar oportunidades de crescimento, novos nichos de mercado a explorar, tendências do setor de atuação, além de ameaças e riscos capazes de impactar negativamente a empresa.
Além de tudo o que pontuamos, o planejamento estratégico ajuda a identificar as competências distintivas da companhia e a encontrar formas de agregar valor aos seus produtos ou serviços.
Dessa maneira, a empresa consegue se destacar no mercado, aumentar a sua competitividade e atrair mais investidores e parceiros.
5 ferramentas do planejamento estratégicos para usar no seu negócio
Existem diferentes ferramentas e métodos de planejamento estratégico que podem te auxiliar na hora de definir metas, objetivos e planos de ação para alcançar os resultados corporativos que você deseja.
Confira abaixo as 5 principais opções.
1 – Business Model Canvas
O Canvas do Modelo de Negócios é uma ferramenta que permite visualizar os 9 pontos-chave da sua empresa. A seguir, mostramos quais são eles.
- Segmentos de clientes: para quem as suas soluções são destinadas?
- Propostas de valor: quais soluções a sua empresa oferece?
- Canais: por quais canais chegar até os seus clientes e entregar a proposta de valor?
- Relacionamento com os clientes: quais as estratégias recomendadas para construir um relacionamento sólido e de longo prazo?
- Fluxo de receita: quais são as fontes de receita do modelo de negócio?
- Recursos-chave: quais os recursos necessários para financiar a proposta de valor?
- Atividades-chave: quais as atividades essenciais para a operação da empresa?
- Parceiros: quais os fornecedores e outras empresas parceiras do seu negócio?
- Estrutura de custo: quanto custa manter a operação funcionando?
Veja um exemplo na imagem abaixo.
Fonte: Pedro Henrique Bulla
2 – Matriz SWOT
O foco da Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) é identificar as forças e as fraquezas da empresa, além de oportunidades e ameaças externas.
Assista ao vídeo abaixo para entender, na prática, como a Matriz SWOT funciona:
3 – Matriz BCG
Outra matriz importante para o planejamento estratégico é a BCG, desenvolvida pelo Boston Consulting Group. Seu objetivo é classificar os produtos e as estratégias do negócio de acordo com o seu potencial de crescimento e a participação no mercado.
Essa ferramenta é muito útil para orientar os gestores na alocação de recursos.
4 – Análise das 5 Forças de Porter
As 5 Forças de Porter é o nome dado a um método voltado para a avaliação da influência de fatores externos no nível de competitividade do negócio. As 5 Forças são:
- Rivalidade entre concorrentes: quem são os seus concorrentes e qual o nível de rivalidade?
- Poder de negociação de fornecedores: quanto mais fornecedores, menor o poder de barganha com a sua empresa;
- Ameaça de produtos substitutos: quão substituíveis são as suas soluções? E os seus produtos ou serviços? Qual o nível de diferenciação?
- Ameaça da entrada de novos concorrentes: existem barreiras para a entrada de novos competidores?
- Poder de negociação dos clientes: se houver poucos players no mercado, o poder de barganha dos clientes diminui.
5 – Método 5W2H
O 5W2H é uma metodologia aliada do planejamento estratégico, uma vez que ajuda a definir o plano de ação para que os objetivos sejam alcançados.
O 5W2H se refere a:
- What (O que): o que precisa ser feito?
- Why (Por quê): qual o motivo para realizar determinada tarefa ou projeto?
- Where (Onde): onde a tarefa será executada?
- When (Quando): qual o prazo ou o período para concluir as tarefas?
- Who (Quem): quem serão os responsáveis por cada tarefa?
- How (Como): quais os métodos de execução das tarefas?
- How Much (Quanto): quanto a iniciativa vai custar?
Como fazer um bom planejamento estratégico? Passo a passo
O passo a passo de como fazer um bom planejamento estratégico é o seguinte:
- diagnóstico e análise da situação atual, considerando ambiente interno e externo;
- definição da visão de longo prazo e da missão organizacional;
- estabelecimento de metas e objetivos realistas, mensuráveis e alcançáveis;
- formulação de estratégias que serão adotadas para atingir os objetivos;
- construção de planos de ação detalhados, definindo responsáveis, prazos, recursos e etapas;
- alocação adequada de recursos;
- implementação das estratégias e do plano de ação;
- monitoramento e controle do progresso;
- revisão e ajustes periódicos do planejamento.
Lecom Tecnologia: a melhor plataforma para gestão inteligente de processos
Agora que você já conhece as principais ferramentas e métodos de planejamento estratégico, saiba que você pode contar com a tecnologia para ser sua aliada na implementação e no monitoramento do processo.
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