Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Inovação e Inteligência no Agro: do campo ao core

A força do Agronegócio brasileiro é muito reconhecida, e parece aumentar sem problemas. Já há alguns anos o Valor Bruto da Produção (VBP), ou seja, o faturamento “da porteira pra dentro”, ultrapassa 1 trilhão, e o setor Agro responde por 27% do PIB brasileiro. 

Porém, junto com toda essa potência estão desafios enormes em meio a questões logísticas, mudanças climáticas, inflação, mudanças nos perfis de consumo, preocupações com a segurança alimentar e a sustentabilidade, e por aí vai. 

Nesse cenário, é preciso manter uma curva de crescimento com qualidade, tomando decisões de maneira constantemente embasada e inteligente cuidando da governança do negócio. A tecnologia é fundamental para isso.

Quando falamos sobre tecnologia no Agro, costuma ser natural relacionar o tema ao uso de melhores equipamentos no campo e melhores técnicas de Pesquisa e Desenvolvimento para otimizar os resultados da produção. Isso não é à toa. Segundo a Embrapa, até as décadas de 50 e 60 apenas 2% das propriedades tinham máquinas agrícolas, e ainda havia poucos estudos sobre maneiras de ampliar os rendimentos considerando as condições específicas de cada contexto – como as características do solo –  sem expandir tanto a área utilizada.

Mas as coisas foram evoluindo, os recursos se ampliaram, e se olharmos, por exemplo, para o setor de grãos, a Embrapa destaca que entre 1975 e 2017 a produção cresceu mais de seis vezes, enquanto a área plantada apenas dobrou. 

Hoje, então, temos muito mais possibilidades para aplicar técnicas modernas e otimizar a produtividade em etapas como o plantio, o manejo e a colheita.

A questão é que o melhor aproveitamento de recursos depende não só dos investimentos tecnológicos na área de produção, mas também da visão inteligente – pautada em dados, informações, acessos e indicadores viabilizados pela tecnologia – para o que está além das porteiras e sustenta toda a operação. Como diz o ditado, é “um olho no peixe e outro no gato” que faz a diferença.

O exercício desse olhar integrado de ponta a ponta, considerando back-office e campo, fica muito mais ágil e efetivo quando os gestores conseguem direcionar, acompanhar e analisar – de forma digital e de qualquer lugar – os resultados e desvios dos processos core do negócio juntamente com os resultados dos processos de suporte, como solicitações de compra, contratações, demandas de financiamento, ações comerciais e tantas outras rotinas.  

Assim, é possível, por exemplo, destacar os responsáveis por cada demanda e padronizar as ações a serem seguidas, saber os históricos e status das atividades, enviar tarefas e alertas automáticos para a continuidade dos processos, facilitar as instâncias de aprovação de uma ação, armazenar documentos importantes, e mais. 

É exatamente para isso que existe a plataforma de Automação Inteligente de Processos da Lecom, utilizada em operações do Agronegócio como Jalles Machado, Timac Agro, Agrofértil, Nardini, e em outras empresas ligadas à cadeia agro, como a Melitta. 

Essa tecnologia impacta diretamente na produtividade e na governança do negócio ao trazer visibilidade sobre o andamento das diferentes rotinas e rastreabilidade sobre informações e encaminhamentos, além de evidenciar possíveis gargalos e possibilidades de melhoria que podem ser fontes de Inovação e aumento da competitividade. 

Para implantar a plataforma de Automação Inteligente de Processos, a ETEG realiza todo o mapeamento dos processos do negócio e o direcionamento das prioridades para a digitalização, a execução e a gestão assertiva dos fluxos, além de oferecer suporte para a integração das diferentes tecnologias e a organização de documentos. 

Juntamente com a tecnologia da Lecom e os serviços da ETEG, você também pode contar com a expertise da Falconi. A empresa tem um longo histórico de atuação no segmento Agro atendendo empresas de todos os elos da cadeia com abordagens focadas em resultados econômicos, auxiliando na criação e alcance de metas, na execução dos processos e no engajamento de equipes. Por meio de soluções consultivas, a Falconi contribui para ampliar a eficiência operacional das rotinas agrícolas e agroindustriais, direciona a redução de despesas gerais e administrativas, além de realizar a gestão do portfólio de insumos agrícolas para a melhoria da rentabilidade. 

Considerando a bagagem que exemplificamos nesse artigo, falaremos sobre soluções, caminhos e estratégias realizadas no mercado para alcançar os objetivos com inteligência do campo ao core do negócio em um webinar exclusivo. 

Confira todas as informações e inscreva-se AQUI 

Esperamos você!

Tiago Amor
Sócio e VP de Vendas da Lecom
Fabiana Dutra
Diretora de sucesso do cliente da ETEG
Aline Ferreira
Executiva de Vendas da Lecom
Rodrigo Rodrigues
Head de Agro da Falconi
Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!