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Como a automação de processos aumenta a produtividade?

Como a automação de processos aumenta a produtividade?

Entender como a automação de processos aumenta a produtividade passa pela compreensão dos benefícios gerais da prática e, em seguida, pela assimilação das funcionalidades essenciais para a melhora do desempenho diário. 

Até porque, em um mercado cada vez mais competitivo, falar sobre aumento de produtividade sem mencionar a automação de processos é, no mínimo, contraditório.

De acordo com o MarketsandMarkets, a automação de processos se firma como uma das grandes tendências do mercado de tecnologia. A previsão é de que o setor movimente quase 20 bilhões de dólares até 2026, o que representa um crescimento de 12,2% comparado com 2020.

A verdade é que, com a aceleração da adoção da automação de processos, atividades que antes levavam dias (e exigiam grande esforço por parte dos colaboradores) são executadas em poucos segundos e de forma mais inteligente. 

Quer entender, ao certo, como a automação de processos aumenta a produtividade das equipes? Então, continue a leitura, pois a resposta está no artigo a seguir!

O que é a automação de processos?

A automação de processos é a estratégia de digitalização de atividades manuais para tornar os fluxos de trabalho mais simples, rápidos e assertivos. O objetivo não é substituir as ações humanas, mas otimizar suas tarefas para facilitar e agilizar o dia a dia ao permitir que os colaboradores se foquem em tarefas de mais valor estratégico.

Para isso, a tecnologia integra sistemas e dados, aumenta o controle dos processos e permite rastreabilidade das informações. 

Um dos pontos interessantes é que a automação de processos se aplica a diferentes setores e departamentos. O processo reduz erros e o tempo de execução das tarefas dos times de TI, Recursos Humanos, Jurídico, Financeiro, Vendas, Marketing e Logística, por exemplo.

Hoje, a automação de processos é a base de todas as iniciativas de transformação digital das empresas. Não é à toa que, para potencializar ainda mais a colaboração entre pessoas e tecnologia, a automação inteligente surge como uma das grandes oportunidades para o novo mercado.

Especificamente sobre a automação inteligente de processos, é preciso entendê-la como a junção da Digital Process Automation (DPA), Robotic Process Automation (RPA) e Inteligência Artificial (IA).

Além de permitir a orquestração de ponta a ponta dos processos da empresa e a integração com sistemas legados, a automação inteligente eleva a maturidade das operações, impulsiona as capacidades do time e melhora os resultados das organizações.

A proposta não é somente automatizar processos, mas fazê-lo de forma inteligente.

Para tanto, deve-se ir além: automatizar de forma ágil, testar e experimentar para encontrar os erros. Lembre-se sempre de que errar e aprender rápido gera inovação. 

Quais os benefícios da automação de processos?

Ao automatizar tarefas manuais, os gestores liberam os colaboradores para atividades cada vez mais estratégicas e de valor, que realmente necessitem da inteligência humana e gerem mais ganhos para o negócio. 

Com isso, é possível ter:

  • diminuição dos custos operacionais; 
  • mais controle sobre as operações diárias;
  • mais rastreabilidade dos processos; 
  • agilidade no dia a dia; 
  • melhora da comunicação entre as equipes;
  • melhor desempenho dos colaboradores. 

Como consequência de todos esses benefícios da automação de processos, está o aumento da produtividade da empresa. Confira como isso é possível no próximo tópico!

Afinal, como a automação inteligente de processos aumenta a produtividade?

Por deixar os colaboradores “livres” de realizar atividades repetitivas e mecânicas, a automação reduz os erros, já que tudo é automatizado. Além disso, permite que o time foque em atividades estratégicas, o que garante que produza mais, em menos tempo e com menos recursos.

Desse modo, a automação de processos é uma grande aliada para a obtenção de melhores resultados em empresas de todos os setores. Afinal, quem não deseja fazer mais com menos?

Em tempos de intensa competitividade, é essencial ter estratégias para tornar o dia de trabalho mais produtivo, otimizar o tempo dos colaboradores, reduzir as taxas de erros das atividades manuais e, consequentemente, diminuir os custos da empresa.

Adicionalmente, a automatização de tarefas permite mais dedicação em ações que impactam positivamente os resultados de negócios.

Por fim, a tática permite a visualização dos resultados da empresa de forma transparente. Assim, a gestão detecta falhas e reduz gargalos em todos os departamentos em tempo real — o que significa que as correções se tornam muito mais ágeis.

Entretanto, para aproveitar a maneira como a automação de processos aumenta a produtividade, é preciso adotar uma boa ferramenta, afinal, são estes os sistemas que possibilitam a automatização. Confira a seguir o que uma ferramenta do tipo deve ter para melhorar o dia a dia de uma operação!

O que uma boa ferramenta de automação de processos deve ter?

1. Análise de dados

Os relatórios manuais ainda são muitos comuns nas empresas, mas exigem grande esforço do profissional responsável. 

Com a automação de processos, as empresas configuram relatórios de forma automática para obter insights e melhorar a eficiência das equipes: tudo com mais confiabilidade de informações, padronização de dados e aumento da produtividade.

2. Disparos automáticos de tarefas 

Com os disparos automáticos de tarefas, elimina-se os riscos de perder informações no meio dos processos.

Desse modo, a gestão da empresa tem autonomia para criar fluxos de trabalho gerenciáveis e customizáveis de ponta a ponta, o que permite a notificação de cada colaborador sobre suas tarefas, prazos e pendências.

3. Acompanhamento de SLAs

Gerenciar SLAs de forma manual é uma atividade praticamente impossível, e por isso muitas organizações perdem a oportunidade de monitorar seus reais resultados. 

Com a automação de processos, é possível rastrear, priorizar e automatizar os contatos com os clientes para gerar relatórios valiosos para as estratégias do negócio.

Aproveite para ler: o que é SLA de compras? Qual a importância e como medir?

4. Orquestração de trabalho entre humanos e robôs 

Embora muitas pessoas acreditem que os robôs vão substituir os seres humanos, a tendência é que as máquinas apenas recebam tarefas repetitivas e que não dependam de soft skills

Porém, a orquestração do trabalho humano e digital é um dos grandes desafios atualmente. A automação de processos permite a integração entre essas duas forças e potencializa os resultados da organização.

Agora que você já sabe como a automação de processos afeta a produtividade, que tal conhecer uma ferramenta que oferece essas quatro funções em uma só plataforma? Conheça a Lecom, a sua plataforma de gestão inteligente de processos!

Com ela, você digitaliza, automatiza e otimiza com simplicidade e autonomia o fluxo de trabalho de diversos departamentos, como finanças, compras e recursos humanos.

Aproveite para solicitar uma demonstração gratuita e conferir como a plataforma Lecom aumenta a produtividade do seu negócio!

 

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Erich Queiroz da Silva

CBPP, PMP - Diretor de Operações e Talentos na Lecom

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