A modelagem de processos envolve gerar diagramas com todos os detalhes dos fluxos internos da empresa, incluindo as tarefas, as equipes responsáveis e como elas se conectam. Já os objetivos da modelagem de processos produtivos são diferentes, pois devem se conectar ao segmento do negócio e aos desafios da organização.
Entretanto, existem algumas metas em comum, pelas quais as empresas implementam o recurso, principalmente em termos de controle e eficiência dos processos internos.
Quer entender mais sobre o tema e conhecer as razões pelas quais cada vez mais empresas adotam a modelagem de processos? Nas próximas linhas, você confere:
- os objetivos e as principais vantagens da tática;
- como modelar processos;
- dica de ferramenta para modelar processos.
Vamos lá?
O que é modelagem de processos?
A modelagem de processos consiste em um conjunto de padrões para desenhar procedimentos e facilitar o entendimento da sua execução. A ação resulta em um diagrama que serve como um mapa que detalha todas as etapas do processo.
Também conhecido como Business Process Modeling (BPM), os desenhos são vitais para a estratégia de automação de processos das empresas.
Isso porque esclarece, de forma visual, o passo a passo de cada tarefa, e facilita a implementação das ferramentas de automatização, já que estas precisam de comandos claros e precisos para funcionar.
Veja mais detalhes sobre o assunto em: o que é modelagem de processos e como aplicar na sua empresa?
Quais as vantagens de modelar processos?
As principais vantagens de modelar processos estão na lista abaixo!
- Redução nos erros e atrasos na execução das tarefas, uma vez que, com a modelagem, há a padronização dos processos, o que permite o cumprimento mais rápido das obrigações diárias.
- Melhora da comunicação interna. A tática facilita o compartilhamento de informações sobre os procedimentos da empresa, o que faz com que os dados cheguem a todos os colaboradores de maneira íntegra.
- Otimização dos recursos, uma vez que há redução dos erros e otimização dos processos proporcionada pela modelagem, o que permite à empresa fazer um melhor uso dos seus investimentos.
- Aprimoramento das equipes, ao criar protocolos para potencializar os treinamentos de novos (e até mesmo antigos) colaboradores e elevar a qualidade dos serviços.
Aproveite para ler também: como identificar processos que podem ser automatizados?
Quais são os objetivos da modelagem de processos?
1. Atingir a maturidade em processos
Você realmente entende como funcionam os fluxos internos de sua empresa? Pois saiba que esse conhecimento é importante para uma gestão eficiente de suas equipes!
Neste sentido, a maturidade em processos significa ter total controle sobre as atividades e tarefas dos colaboradores. Uma boa maneira de atingir esse ponto é apostar na modelagem de processos.
Isso porque ao desenhar os procedimentos do seu negócio com clareza, você tem mais certeza das mudanças a fazer em fluxos. Por exemplo, ao encontrar uma etapa que parece estagnada ou tem mais ações do que o necessário.
Fora isso, tem facilidade na adição de novos serviços, controle sobre a integração das equipes e compreensão sobre como o trabalho de uma área influencia o da outra.
Aprenda mais em: como fazer mapeamento de processos de forma estratégica?
2. Estruturar um fluxo mais eficiente de trabalho
Ter diversos frameworks ágeis ajuda a sua empresa a trabalhar de maneira mais eficiente. Porém, além de uma mudança de mindset, é necessário repensar toda a estrutura interna de fluxos, o que envolve diretamente os processos.
E um dos objetivos da modelagem de processos é facilitar essas alterações. Afinal, ao fazer o redesenho das suas tarefas e atividades, você compreende como a empresa deve trabalhar para atender às exigências de um novo método de trabalho.
Ou seja, identifica o que falta para alcançar a excelência na execução das tarefas diárias.
Vale apontar que tais mudanças também incluem a inserção e a implementação de outros sistemas na linha produtiva da organização, e eles precisam de integração para funcionar de maneira efetiva, viu?
Como modelar processos na sua empresa?
Para modelar os processos da sua empresa, siga estas quatro etapas!
- Escolher a abordagem. Em outras palavras, quais os objetivos da modelagem de processos para sua empresa? O que seu negócio pretende ganhar com as mudanças?
- Coletar os dados necessários, como informações sobre os processos modelados, etapas para execução, responsáveis e ferramentas para facilitar o trabalho.
- Notar os processos, o que significa documentar tudo o que você descobriu até o momento e as decisões tomadas para otimizar seus fluxos de trabalho.
- Monitorar e implementar melhorias. A última etapa é acompanhar a execução dos processos, com atenção especial para o funcionamento de cada etapa, para identificar pontos a otimizar.
Para que tudo ocorra com eficiência e integração, conte com uma boa ferramenta para modelar processos, como a Plataforma Lecom.
Com ela, você automatiza processos e ainda acessa todos os recursos necessários para executar cada etapa do seu fluxo.
A Servier do Brasil adotou a solução da Lecom Tecnologia e, graças às nossas funcionalidades, otimizou mais de 5 mil horas de trabalho no ano. Veja mais detalhes desse case de sucesso!
Quer fazer como nossos clientes e alcançar o sucesso operacional com a ajuda da Lecom? Então, solicite uma demonstração gratuita e confira o que podemos fazer pelo seu negócio!