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BPM e indicadores de performance: como atuam na empresa?

BPM e indicadores de performance: como atuam na empresa?

Combinar estratégias de BPM com indicadores de performance é um caminho efetivo para ampliar seu campo de visão sobre as atividades e os processos do negócio. 

Isso porque, enquanto o primeiro organiza e sistematiza tarefas, responsáveis e metas, o segundo permite acompanhar o desempenho de todas as frentes de atuação. 

A metodologia BPM e os indicadores de performance permitem a obtenção de dados concretos para orientar decisões de acordo com as necessidades do seu negócio. Com eles, você observa o que gera resultado e o que tem potencial de melhoria.

Porém, para que os dados sejam realmente as peças-chave da organização, é necessário conhecê-los bem antes de mensurar. Avaliar apenas números absolutos não é a melhor estratégia, principalmente considerando os diversos tipos de indicadores de performance. 

Neste artigo, falamos mais sobre a importância da análise de indicadores de performance, quais os tipos de KPIs e qual a melhor forma de analisá-los. Continue lendo!

Indicadores de performance: o que são?

Recebem o nome de indicadores de performance os dados mensuráveis que demonstram o quanto uma empresa funciona de maneira eficaz. Por meio das informações, além de acompanhar todo o fluxo de funcionamento do seu negócio, o gestor identifica falhas, erros, gargalos, oportunidades de melhoria e taxas de sucesso. 

Os tipos de indicadores de performance variam de acordo com o nicho empresarial, o objetivo da empresa ou o tipo de dado que a empresa busca. 

Utilizando a análise de indicadores com BPM e suas ferramentas, a companhia orienta seus processos com base na melhoria contínua.

Tipos de indicadores de performance no BPM

Por meio do BPM e dos indicadores de performance, os gestores coletam informações para monitorar dados importantes da empresa, baseando-se nas metas pré-estabelecidas. Confira os principais tipos de indicadores de performance.

1- Qualidade

Esse indicador detecta o volume de trabalho entregue e a sua qualidade geral, e se subdivide em 4: 

  • indicadores de eficiência (produtividade);
  •  eficácia (capacidade de produção);
  • efetividade (junção de eficiência + eficácia);
  • atendimento (satisfação do consumidor). 

Se aplicarmos o indicador em uma empresa de alimentos, por exemplo, a ideia é monitorar o volume produzido, considerando a capacidade total de produção, o equilíbrio dos dados e o nível de satisfação do consumidor após a entrega.

2- Produtividade

O indicador de produtividade diz respeito às entregas de produtos e serviços em determinado tempo. 

Aqui, aplica-se métricas para garantir a excelência operacional do negócio, considerando fatores como a quantidade produzida, sua qualidade e os recursos (tempo, dinheiro, insumos) consumidos para a produção e entrega ao consumidor final. 

Usando o mesmo exemplo de uma empresa alimentícia, o KPI de produtividade se aplica à avaliação de produtos entregues e a relação direta entre gastos com insumos e lucros obtidos. 

3- Capacidade

No indicador de capacidade, os gestores obtêm informações importantes sobre o quanto podem produzir no tempo que dispõem. 

Diferentemente da produtividade, atrelada às entregas da equipe, a capacidade diz respeito ao quanto a empresa pode entregar

Pode ser que a organização consiga atender pelo menos 100 clientes por mês, mas esteja recebendo apenas 90.

A partir do conhecimento do indicador de capacidade, a organização projeta cenários futuros e sabe se está apta a expandir o negócio.

A importância da análise de indicadores de performance

Ao compreender os tipos de KPIs, a importância de analisar constantemente as métricas já fica subentendida. Porém, vale reforçar o quanto um olhar atento a esse aspecto do seu negócio traz resultados significativos para a produção, a qualidade das entregas e a lucratividade. 

O primeiro benefício de analisar KPIs diz respeito à segurança na hora de tomar decisões. Afinal, quando você baseia suas deliberações em dados sólidos, de fontes confiáveis, obtidos com a análise de indicadores com BPM, as chances de erros diminuem. 

Consequentemente, o cenário influencia o controle de gastos — afinal, dados indicam soluções assertivas, o que evita, por exemplo, o investimento em projetos que não ofereçam resultado real.

Se você estipula determinada métrica para o setor de vendas, por exemplo, o BPM e os indicadores de performance oferecem números essenciais para o equilíbrio financeiro e segurança para definição das estratégias adotadas futuramente. 

Como usar uma ferramenta BPM na análise de indicadores de performance?

O mercado de BPM cresce exponencialmente — de acordo com dados divulgados pela Mordor Intelligence, espera-se um aumento de 11,83% entre 2024 e 2029 para o setor, um total superior a US$ 26 bilhões em investimento. Dentre as ferramentas exploradas, o BPMS tem papel relevante na análise de KPIs. 

Por meio das funcionalidades do BPMS, a análise de indicadores com BPM fica muito mais assertiva e fácil — tanto que pode ser automatizada! 

Idealmente, o processo funciona da seguinte forma: 

  1. defina seus indicadores de performance;
  2. detalhe, na configuração do BPMS, quais os KPIs e o período analisado — por exemplo: a qualidade será mensurada por um mês, segundo parâmetros definidos pela própria gestão; 
  3. ao final desse período, extraia, da ferramenta, um relatório com todas as informações relacionadas à avaliação. Alguns exemplos são o tempo de execução das tarefas, quem se envolveu nos processos, o número de vezes que algum erro ocorreu e qual foi, quanto tempo ele levou para ser identificado e corrigido;
  4. a partir desses dados, realize um estudo minucioso para identificar oportunidades de melhoria, o que já está sendo executado corretamente e quais serão as próximas métricas, a depender da necessidade do negócio. 

Assim, qualquer pessoa da organização entende as peculiaridades do fluxo de trabalho e sabe qual o seu papel no crescimento dos resultados e na conquista das metas.

Mapear processos sem acompanhá-los pode não ser suficiente para saber se as mudanças são eficientes. Portanto, é fundamental investir em estratégias BPM e indicadores de performance para saber como está a execução do trabalho.

Saiba como a Lecom pode te ajudar

Depois de entender mais sobre BPM, indicadores de performance e a importância dessa dupla para a sua organização, conheça a Lecom: plataforma de gestão inteligente que te ajuda não somente na coleta de dados de KPIs, como na análise de indicadores com BPM. 

Com a Lecom, além de mapear todo o seu fluxo de processos, automatizar atividades, melhorar a comunicação e a sinergia entre todos os setores e organizar o vai e vem das informações, você obtém dados concretos sobre o sucesso das etapas atuais do seu negócio e entende como melhorá-los. 

Acesse agora o tour guiado da Plataforma Lecom e confira um pouco mais sobre a versatilidade da plataforma. Aproveite e entenda, passo a passo, como a Lecom pode te ajudar com o crescimento do seu negócio.

 

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Lucas Gutierrez

Arquiteto Software

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