Você sabia que a gestão de processos garante diversas vantagens para as empresas por meio da análise e da melhoria das atividades? Por esse motivo, cada vez mais organizações investem em soluções e buscam formas de entender como fazer a melhoria de processos com BPM.
Um relatório da Mordor Intelligence, inclusive, apontou que a previsão é de que, em 2029, os investimentos em Business Process Management, BPM ou gestão de processos de negócios, alcancem a marca dos US$ 26,17 bilhões — um aumento de 11,83% com relação a 2024.
A mesma pesquisa também indica os motivos por trás desses números, e os principais são o aumento da produtividade e uma significativa redução de custos. Nos próximos parágrafos, falamos sobre estes e outros benefícios do BPM para melhoria de processos!
Continue a leitura e compreenda, além desse aspecto:
- quais são as principais melhorias alcançadas com o BPM;
- as etapas para uma implementação de sucesso da gestão;
- a importância da melhoria contínua de processos.
O que é e quais os benefícios do BPM para melhoria de processos?
O Business Process Management é uma metodologia específica para o gerenciamento de processos de negócios. Com o recurso, é possível organizar toda a cadeia de atividades, identificar erros e gargalos, realizar melhorias estratégicas e atualizações constantes.
Como consequência, você obtém mais produtividade e lucros expressivos, além de uma redução significativa nos custos operacionais.
Este resultado é possível graças aos dados que as ferramentas, chamadas BMPS (Business Process Management Suites), apresentam. Assim, além de aumentar sua produtividade, você garante produtos e serviços de mais qualidade, capazes de impactar positivamente seus consumidores.
Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios do BPM para a melhoria dos processos.
- Mais eficiência operacional e qualidade
O BPM funciona por meio de regras específicas, criadas pelo gestor ou pessoa responsável. Dessa forma, os processos se tornam padronizados, orientados pela qualidade do produto ou serviço, e a probabilidade de erros é menor.
Aqui, uma opção é usar ferramentas de automação, por exemplo, que dispensam a ação humana e garantem mais agilidade e assertividade nas atuações. Assim, todo o fluxo operacional atua livre de falhas e a satisfação dos consumidores é mais facilmente conquistada.
- Redução de custos
Empresas com processos desalinhados ou desorganizados gastam muitos recursos em soluções ineficientes e investimentos desnecessários — perde-se tempo, dinheiro, força de trabalho que poderia ser melhor aproveitada em outro local.
Com o BPM, é possível reduzir os custos porque você compreende melhor todas as etapas e seus eventuais pontos fracos. Assim, exclui atividades redundantes e realoca recursos de forma mais estratégica, sem perda na produtividade.
- Satisfação do cliente
Uma empresa é tão boa quanto seus clientes pensam que ela é. Por isso, garantir a satisfação dos consumidores é um dos pontos de mais importância para uma companhia que almeja o crescimento.
Ao entender como fazer a melhoria de processos com BPM, você cria formas de direcionar as atividades à satisfação de quem consome sua marca.
- Melhoria na tomada de decisão
Basear suas decisões em dados sólidos e atualizados é a melhor forma de evitar equívocos. Com o BPM, é possível monitorar informações precisas, com a frequência que for necessária, para gerar otimizações estratégicas e funcionais.
Além disso, é possível gerar relatórios periódicos que facilitem o desenvolvimento de novas etapas, a eliminação de problemas, a redução do tempo de execução das tarefas e a identificação de oportunidades.
Implementação do BPM: 5 etapas da melhoria de processos
Mais do que saber como fazer a melhoria de processos com BPM, é preciso saber quais passos seguir para implementá-lo de forma funcional e eficiente.
A seguir, veja como fazer a implementação do BPM em 5 etapas para melhoria de processos:
- análise da situação atual: estude os fluxos atuais e entenda suas falhas, oportunidades de melhoria e etapas redundantes;
- mapeamento: crie um “mapa” que contemple todo o percurso das atividades, desde o recebimento da demanda até sua finalização;
- treinamento e implementação: com o mapeamento em mãos, treine seus times para colocá-lo em prática. Essa etapa é importante para o bom funcionamento de soluções como a automação;
- monitoramento e controle: após a implementação, é necessário manter uma análise constante sobre o andamento dos processos. Dessa forma, pode-se identificar falhas que passaram despercebidas e implementar otimizações necessárias;
- melhoria contínua: mantenha seus processos sempre atualizados e aperfeiçoe constantemente seu ecossistema empresarial.
Qual a importância da melhoria contínua de processos?
A melhoria contínua é um conjunto de ações que preza pelo aperfeiçoamento do fluxo operacional. Seu principal objetivo é agregar mais valor aos trabalhos realizados e, consequentemente, aos produtos ou serviços oferecidos.
A prática é indispensável para a identificação de oportunidades que mantenham seu negócio competitivo e a adoção de soluções para potencializar resultados.
Ao aplicar os princípios e respeitar as etapas da melhoria de processos, sua empresa pode:
- evitar prejuízos financeiros;
- reduzir o atraso em relação à concorrência;
- melhorar a reputação;
- aumentar a satisfação dos clientes;
- reduzir a perda de consumidores.
Como fazer melhoria de processos com BPM com a Lecom
Como mencionamos acima, saber como fazer melhoria de processos com BPM otimiza seu tempo, afinal, você identifica os problemas rapidamente. Adicionalmente,reduz os custos, uma vez que o time consegue realocar recursos desnecessários.
Para isso, porém, é necessário contar com uma parceria que te auxilie, como a Lecom: uma plataforma BPM completa, com soluções estratégicas para melhorar sua produtividade.
Com a Lecom, você organiza todo o fluxo de informações do seu negócio, mapeia os processos, analisa métricas de desempenho essenciais para o crescimento e melhora toda a cadeia produtiva da companhia de forma eficiente e assertiva.
Faça como a Servier do Brasil, que otimizou mais de 5 mil horas de trabalho ao ano, e alavanque seus resultados. Acesse o tour guiado e saiba como podemos te ajudar.