BI é uma ferramenta que já faz parte do cotidiano de muitas empresas. Sua implantação pode oferecer ao negócio o direcionamento necessário para atingir os objetivos, por meio de informações detalhadas.
Entender como trabalhar com as técnicas e como integrá-lo aos processos de sua empresa pode fazer muita diferença em seus resultados e até mesmo no conhecimento a respeito de seu negócio!
O que é BI?
BI é uma sigla para a nomenclatura Business Intelligence que, em português, seria “inteligência de negócio”, em tradução livre. Ele tem como principal função integrar os dados obtidos pelas ferramentas de análise da empresa e utilizá-los para criar informação detalhada e compreensível.
Resumidamente, trata-se de uma “interpretação” visual dos dados, que gera informações que a empresa pode usar para auxiliar nas tomadas de decisão. Este último detalhe, inclusive, é um dos motivos base para se implementar uma estratégia de Business Intelligence.
A ideia é tirar insights da análise de dados que podem ser aplicados à operação da empresa, sempre pensando em conseguir a informação certa, no momento ideal, para não atrasar nenhuma decisão importante, bem como tomá-las com mais assertividade..
O BI precisa ser implementado na empresa sempre com um objetivo. Tenha em mente que ele é a bússola que te ajudará a direcionar seu negócio para atingir as metas e seguir com a melhoria contínua.
Como o BI pode transformar seu negócio?
Hoje, as empresas têm compreendido cada vez mais a importância dos dados sobre sua operação e resultados internos. Entretanto, independente de qual seja o nível de maturidade do negócio, todo o processo de unir as informações, formatar os dados e integrá-los de maneira compreensível pode levar horas. A implementação do BI pode reduzir isso, pois o gasto de tempo e energia deixa de estar na construção dos dados e passa a ser focado na análise deles.
As estratégias de Business Intelligence podem ser aplicadas a qualquer área, o que faz com que os seus maiores benefícios sejam extremamente abrangentes, como:
- redução de custos — menos gastos de maneira equivocada por erros nas decisões internas e mais assertividade na escolha de sistemas de análise de dados;
- otimização dos processos interna — melhor compreensão dos processos e de seus resultados por meio das informações interpretadas pelo BI, que permite mais maturidade e propor melhorias mais efetivas;
- aumento de vendas — identificação de mais e melhores oportunidades devido aos dados obtidos, que incluem os de relacionamento entre empresa e cliente.
Gostou de saber um pouco mais sobre o BI e como ele pode influenciar a sua empresa? Confira mais artigos no blog da Lecom!