Devido à grande agitação no dia a dia dos profissionais de tecnologia, é essencial que se conheça muito bem o universo da gestão de TI e o que faz um expert no assunto. Se tornar um especialista é o melhor caminho para o sucesso.
Gestão de TI — O que faz e qual a importância?
Muito se fala sobre qual é a importância da gestão de TI e o que faz, certo? Porém, o que poucos mencionam é a mudança de atuação que o cargo sofreu nos últimos anos. Vamos do começo para facilitar o entendimento.
Em essência, o gestor de TI exerce o papel de lidar, amparar e incentivar sua equipe a fim de guiar os projetos específicos do setor em âmbitos organizacionais, administrativos e técnicos. Um bom profissional de Tecnologia da Informação sempre se preocupou com esses fatores e, é inegável, que por muito tempo deu certo.
Entretanto, hoje, é preciso muito mais do que isso. A mudança que citamos no início deste tópico se relaciona à atuação do gerente de TI, que gradativamente sofreu uma quebra de paradigmas e agora, deve trabalhar de maneira extremamente estratégica e ainda mais otimizada.
Isso porque, a criação de novas tecnologias e o aumento de pessoas dependendo diretamente delas, fez com que o avanço da profissão fosse, praticamente, empurrado para frente.
Sendo assim, empresas e pessoas perceberam que poderiam ter mais produtividade ao executar um maior número de atividades, em menos tempo e com mais qualidade, o que impulsionou os investimentos nessas áreas e, por consequência, os profissionais de TI precisaram se moldar dentro da onda de exigências que viriam, devido ao mar de possibilidades.
É importante ter em mente que todos os profissionais que não conseguirem se adaptar às novas características e acompanhar o ritmo dessa transformação ficarão para trás no mercado. Então, esteja pronto para atualizar os seus conhecimentos e colocar o foco e a determinação no nível máximo para se destacar entre os concorrentes.
Pode-se concluir que o Gestor de TI passará a enfrentar — cada vez mais — a mudança de cultura dentro das empresas, visto que a “velha TI” ainda está enraizada na cultura de muitos negócios.
Deixar de ser uma área de “despesa” e enxergar a TI como investimento, nunca foi uma tarefa fácil para o gestor de TI, contudo, os resultados mais claros e comprovados sobre o uso da tecnologia tornaram esse processo mais simples.
O caminho para essa metamorfose profissional pode ser dolorido, mas tenha certeza de que será recompensador.
Mas, afinal, como posso aprimorar os processos?
Agora que já desfrutou de um breve resumo sobre gestão de TI e o que faz esse profissional, chegou a hora de entender como o gestor pode aprimorar os processos internos da empresa.
A resposta é simples! O mundo está cada vez mais digital e, no que diz respeito aos processos da Tecnologia da Informação. Isso é ótimo! Afinal, o ato de transformar processos analógicos em digitais otimiza o tempo e, em muitos casos, dobra o rendimento da equipe. Isso porque, com processos digitais é possível melhorar a organização e extinguir a perda de tempo com atualizações manuais.
Gostou de saber mais sobre gestão de TI e o que faz? Continue acompanhando o blog da Lecom e aproveite o início do ano para conferir três dicas valiosas para o seu planejamento em 2019.