Já parou para analisar como está a performance da sua empresa como um todo? O conceito de melhoria contínua de processos se tornou essencial na rotina de qualquer negócio que busque por crescimento.
Essa é uma prática que precisa fazer parte da cultura interna dos colaboradores. Afinal, como o próprio nome sugere, a melhoria contínua é cíclica.
Independente dos resultados, sempre existe margem para o aprimoramento. É por isso que a melhoria de processos é tão importante, uma vez que reduz desperdícios, sejam eles em termos financeiros, de tempo, ou até mesmo processos extensos e desnecessários.
Então, você já sabe dizer o que é a melhoria contínua de processos?
Este artigo é para você que quer entender a importância da melhoria contínua de processos e está disposto a aplicá-la.
Nas próximas linhas, você entende o que é e vê exemplos para promover uma melhor experiência aos seus clientes.
O que é melhoria contínua de processos?
A melhoria contínua de processos é um conjunto de ações e estratégias com o objetivo de aperfeiçoar o ecossistema da empresa como um todo. Com isso, é possível agregar maior valor ao trabalho feito e ao produto e serviço que é oferecido.
Ao trabalhar em um sistema de melhoria contínua, você tem um panorama sobre a forma como as tarefas são realizadas. Ao identificar e corrigir os gargalos, é possível evitar falhas e atrasos, promovendo maior eficiência e produtividade aos processos.
Quer saber como implementar a melhoria contínua de processos no seu negócio? Te contamos abaixo!
Qual é a importância da melhoria contínua de processos?
A melhoria contínua de processos é importante para uma visão detalhada sobre todas as etapas e ações da empresa, permitindo a identificação de falhas e sua otimização ininterrupta. Atrelada à uma boa ferramenta de gestão, a cultura de melhoria contínua oferece soluções para potencializar resultados e se manter competitivo no mercado.
Sabemos que o mercado competitivo pede para que os negócios se mantenham sempre renovados. É por isso que, sem a melhoria contínua de processos, as atividades da sua empresa podem ser impactadas em termos de:
- prejuízo financeiro;
- atraso em relação à concorrência;
- má reputação;
- insatisfação dos clientes;
- perda de consumidores.
Se agora você está se perguntando como aplicar corretamente a melhoria contínua, te daremos algumas dicas a seguir.
Exemplos de como aplicar a melhoria contínua de processos
A melhoria contínua de processos permite que você encontre novos caminhos para o seu negócio. Para te ajudar a entender como extrair o máximo potencial do recurso, listamos alguns exemplos de como aplicá-lo.
Confira!
1. Metodologia Ágil
Ágil é uma filosofia que serve como base para métodos que viabilizam entregas constantes de valor com foco na satisfação do cliente.
Com a Metodologia Ágil, os projetos são divididos em ciclos, e as entregas acontecem em um curto período de tempo.
Dessa forma, é possível fazer uma experimentação contínua e otimizar a lucratividade dos projetos. Isso porque a alocação de recursos é otimizada, e as mudanças solicitadas pelo cliente podem ser feitas com muito mais facilidade.
Imagine o desenvolvimento de um software. Aqui, o método SCRUM reduz os custos e as refações, define entregas por prioridade e aumenta o ROI (Retorno Sobre Investimento). Abaixo uma imagem detalhando as etapas do SCRUM.
Fonte: Witix.
Saiba mais! Descubra Como a Metodologia Ágil SCRUM reduz custos!
2. Design thinking
Quer mais uma opção para fazer a melhoria contínua de processos? Conheça o design thinking!
Pensar em um design intuitivo, agradável e totalmente voltado para a simplificação de processos e obtenção de resultados faz toda a diferença para a equipe. O design thinking evolui junto com a empresa, adaptando-se às necessidades com empatia e facilidade.
Resumindo: trata-se de um aliado para organizar ideias, possibilitando uma tomada de decisões mais efetiva e um fluxo de processos mais aprimorado.
Para exemplificar, o design thinking pode ser aplicado no desenvolvimento de produtos, na construção de aplicativos e em diversos projetos.
Quer saber mais sobre design thinking? Que tal assistir a esse webinar no nosso canal do Youtube?
3. BPM
Pode-se dizer que o BPM (Business Process Management) é uma visão de ponta a ponta de processos, capaz de reduzir uma entrega que levaria meses para semanas. Além disso, quando bem instaurado, pode baratear em até 20% os gastos em questões operacionais.
O motivo é simples: o BPM facilita o trabalho dos gestores da organização, já que os processos e resultados podem ser obtidos de maneira sistematizada e customizada dentro e fora da empresa.
Na área de produção, por exemplo, o mapeamento de processos pode identificar defeitos em um produto antes que ele chegue ao consumidor. A imagem a seguir exemplifica como o processo pode ser mapeado através da notação BPM.
Fonte: Plataforma Lecom.
4. Análise SWOT
Quer mais um exemplo de como fazer melhoria contínua de processos? Por meio da Análise SWOT! Ela te auxilia a identificar seus pontos fortes e fracos diante das oportunidades e ameaças do mercado.
Na prática, essa metodologia pode ser usada no início de um negócio ou novo projeto, ou analisar o momento atual do negócio, a possibilidade de incluir novos produtos, serviços, etc. Em todos os casos, você precisará analisar os fatores internos e externos para entender quais as chances de sucesso.
Com a Análise SWOT, você tem mais tranquilidade para tomar decisões estratégicas e propor melhorias contínuas, identificando, por exemplo, se a área geográfica atendida é a ideal para seu produto ou se é preciso rever a estratégia. Veja a representação da análise SWOT:
Fonte: Rock Content.
5. Matriz GUT
Você já ouviu falar da Matriz GUT? Este também é um exemplo de ferramenta para aplicar a melhoria contínua de processos. Com o recurso, é possível determinar a execução das tarefas tendo como base os pilares de gravidade, urgência e tendência.
A partir daí você organiza as atividades e demandas considerando o que é prioridade no momento, permitindo um trabalho estratégico.
Veja um exemplo dessa matriz de priorização: ao identificar o defeito em uma peça, vale ponderar sobre a gravidade (segurança da pessoa que vai manusear o produto), a urgência (se a alteração deve ser feita imediatamente) e a tendência (potencial da situação piorar).
Fonte: Rock Content.
É hora de aumentar a eficiência operacional
Agora que você já sabe como fazer melhoria contínua de processos, que tal aumentar a eficiência operacional e priorizar o crescimento sustentável do seu negócio?
Com a Lecom Tecnologia, você pode desenhar, automatizar e acompanhar os fluxos internos de uma forma muito mais simples e autônoma.
Isso porque a plataforma Lecom promove a integração dos departamentos e sistemas da empresa.
Já imaginou ter todos os seus processos centralizados e conseguir identificar possíveis problemas com uma rápida correção? E continuar monitorando para uma melhoria contínua da operação?
Então você pensou na Lecom Tecnologia! Aqui, promovemos a transformação digital do seu negócio sem burocracia e com resultados garantidos.