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4 vantagens de unir o Business Intelligence e BPM 

4 vantagens de unir o Business Intelligence e BPM

Já não é de hoje que o mercado vê na integração entre Business Intelligence e BPM (Business Process Management) uma combinação poderosa para melhorar aspectos como produtividade, eficiência e lucros de um negócio. Tanto pelos benefícios quanto pelas facilidades dessa junção, o investimento de ambas as disciplinas cresceu exponencialmente nos últimos anos. 

O setor de Business Intelligence (BI), por exemplo, avaliado em US$ 33,34 bilhões em 2024, deve expandir 13,16% até 2029 e alcançar o patamar dos US$ 61,86 bilhões, segundo a Mordor Intelligence. Na pesquisa, um dos motivos apontados para esse crescimento é a possibilidade de tomada de decisões de forma precisa, em menos tempo. 

Essa facilidade, diante de um mercado tão competitivo, torna-se uma vantagem indispensável — especialmente quando associada aos outros benefícios do BPM, como a automação de processos. 

Para entender mais sobre o tema, continue nesta página. Nos próximos parágrafos, falamos mais sobre: 

  • o que é Business Intelligence; 
  • quais as vantagens da sinergia entre Business Intelligence e BPM; 
  • como integrar essas duas metodologias; 
  • como a Lecom te auxilia na implementação do BI e na gestão inteligente de processos. 

Boa leitura! 

O que é Business Intelligence? E BPM?

Business Intelligence, ou BI, é um conjunto de estratégias, processos, tecnologias e ferramentas específicas para coletar, analisar e mensurar dados de um negócio. O seu principal objetivo é auxiliar as companhias na tomada de decisões baseadas em informações reais, atualizadas e seguras, no menor tempo possível, para evitar prejuízos. 

Uma solução de Business Intelligence transforma os dados dos processos em informações estratégicas. Dessa forma, é possível entender o cenário de forma mais assertiva e promover otimizações estratégicas e funcionais ao negócio. 

O BPM (Business Process Management), por sua vez, é uma abordagem sistemática para aperfeiçoar o gerenciamento dos processos de uma companhia com objetivo de melhorar o desempenho e aumentar a eficiência, reduzir riscos e garantir a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. 

A combinação entre Business Intelligence e BPM possibilita uma visão muito mais ampla do negócio. Assim, é possível potencializar a gestão orientada a processos e adquirir uma série de benefícios em curto e longo prazo. 

4 vantagens da sinergia entre Business Intelligence e BPM

Entendidos os conceitos e utilidades do Business Intelligence e BPM, é hora de conhecer os benefícios que essa união oferece à sua empresa.

  1. Decisões baseadas em dados

Com a integração entre Business Intelligence e BPM, as decisões sobre as otimizações nos processos se baseiam em dados precisos, coletados por ferramentas específicas e análises detalhadas. Dessa forma, é possível realizar ajustes mais assertivos, orientados por fatos e com chances reduzidas de erros. 

Imagine, por exemplo, que você deseje reduzir o tempo de execução de determinado procedimento interno no seu fluxo de trabalho. Ao associar essas duas tecnologias, você identifica quais etapas tomam mais tempo do que deveriam e decide o que fazer a respeito — otimizá-la, alterá-la ou excluí-la, por exemplo.

  1. Monitoramento em tempo real 

Um mercado tão volátil e competitivo quanto o atual precisa de acompanhamento frequente, em tempo real e com muita atenção. Ao combinar Business Intelligence e BPM, você analisa mudanças importantes em dashboards dinâmicos e relatórios constantemente atualizados. 

Dessa forma, tanto a identificação de problemas quanto suas soluções são mais facilmente assinaladas. Também é possível vislumbrar oportunidades de evolução e implementação de novas respostas que agreguem valor ao fluxo de trabalho. 

  1. Melhoria contínua

O BI facilita muito a busca pela melhoria contínua. A análise de desempenho constante por meio desta metodologia alimenta o ciclo de otimização do BPM e permite um aperfeiçoamento de processos constante, baseado em métricas claras e feedbacks operacionais. 

Assim, é possível implementar novas tecnologias, explorar oportunidades e atualizar o fluxo de trabalho de forma frequente, o que evita obsolências, perda de recursos e déficit na produtividade, por exemplo. 

  1. Mais eficiência operacional

Alinhar Business Intelligence e BPM permite à gestão insights analíticos sobre o funcionamento dos fluxos, com seus pontos de sucesso, falhas e quais os melhores aspectos para melhorar, atualizar ou, ainda, excluir. 

Essas mudanças agregam valor à operação e melhoram muito a eficiência geral, além de reduzir custos e otimizar os resultados das entregas. 

Como integrar Business Intelligence ao BPM?

Integrar os dois conceitos envolve a combinação de ferramentas, dados e processos para a criação de uma abordagem eficaz e assertiva na gestão dos negócios. Os principais passos para essa união são: 

  • definição dos objetivos: compreender suas metas e alinhar KPIs (indicadores-chave de performance) é o primeiro passo para unir Business Intelligence e BPM. Dessa forma, você direciona todos os processos com um propósito único — aumentar a eficiência, reduzir custos ou melhorar a qualidade, por exemplo; 
  • coleta e integração de dados: reúna informação de fontes diversas (ERPs — Enterprise Resource Planning — ou CRMs — Customer Relationship Management) e torne-as acessíveis entre os sistemas de BI e BPM. Assim, ambos se complementam com base em dados reais; 
  • modelagem e análise de processos: crie representações detalhadas sobre o funcionamento dos fluxos de trabalho, analise-os atentamente e faça as alterações necessárias — atualize, exclua ou adicione procedimentos que agreguem valor à operação; 
  • desenvolvimento de cultura e treinamento: ofereça treinamentos e implemente o BI e BPM à cultura da empresa, não apenas ao fluxo de trabalho. Essa atitude facilita o entendimento por parte dos times e torna toda a experiência mais positiva e valiosa; 
  • automação e monitoramento: automatize as tarefas repetitivas e burocráticas e monitore os resultados obtidos; 
  • feedback e melhoria contínua: colete feedbacks dos colaboradores e aplique-os na busca pela atualização constante dos fluxos. 

Descubra como a Lecom te ajuda na gestão de processos

A esta altura, depois de compreender que integrar Business Intelligence ao BPM transforma todo o funcionamento do seu negócio e agrega valor às operações, que tal conhecer a Lecom e entender como podemos te ajudar a realizar essa transformação na sua empresa? 

Com a plataforma, além de obter informações precisas e seguras sobre todos os processos do negócio, você automatiza atividades, implementa novas tecnologias, organiza as informações, integra sistemas e atualiza toda a cadeia de produção da companhia de forma fácil e eficiente. Confira essas e outras funcionalidades no nosso tour guiado

Se você deseja saber mais sobre a Lecom e como podemos te ajudar com Business Intelligence e BPM, agende uma reunião com nossos especialistas. Estamos à disposição! 

 

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