O mercado tem sido fortemente impactado pelo avanço acelerado das novas tecnologias. A transformação digital chega a todos os tipos de organizações.
Por isso, é importante estar atento às transformações do mercado, assim como às novas exigências que podem ser decisivas para o sucesso dos negócios na era digital.
O que é era digital?
A era digital se refere a um período que se consolidou ao final do século XX, e é caracterizada pela otimização dos fluxos informacionais à nível mundial. Nos dias de hoje vivenciamos uma grande transição que transforma cada pessoa, no seu comportamento, na sua forma de pensar, dialogar, trabalhar e consumir. Estas mudanças são reflexos da transformação digital e causam impactos relevantes no mercado.
Descubra 7 requisitos primordiais para ter sucesso nos negócios na era digital!
Os avanços tecnológicos se destacam por seu alto poder de otimizar os negócios. Você vive esse contexto de constante transformação? Se sim, sabe que surgem vários desafios, até mesmo às organizações mais tradicionais.
Confira a seguir os 7 requisitos primordiais para ter sucesso nos negócios na era digital:
1.Esteja à frente do seu cliente
Graças aos dispositivos móveis, o consumidor tem acesso a informação na palma da mão. Além disso, por meio das redes sociais, pode expressar suas opiniões e contar suas experiências, alcançando milhares de pessoas em poucas horas.
Além disso, o dia a dia do consumidor moderno é repleto de tecnologias para facilitar sua vida, otimizar seu tempo e recursos. Proporcionando ainda mais conforto ao seu cotidiano.
Esses fatores resultam em um perfil específico de cliente, que, diferente do consumidor tradicional, quer tudo agora, com o máximo de qualidade e espera ser surpreendido a cada nova aquisição. Dificilmente uma organização que não se adapta a esse padrão de expectativas do consumidor na era digital irá sobreviver às concorrências no mercado atual.
2. Mais do que qualidade, entregue valor
Como foi dito no tópico anterior, o cliente de hoje não será conquistado com nada que não seja de máxima qualidade. Entregar produtos ou serviços com excelência deixou de ser um diferencial e se tornou um requisito básico. Portanto, as entregas precisam agregar o máximo de valor para garantir a satisfação do cliente.
3. Adaptabilidade
Quando falamos de era digital, uma das principais palavras que vem à nossa cabeça é: transformação, não é mesmo? Neste contexto em que tudo muda constantemente e que o novo se torna obsoleto de uma hora para outra, a habilidade de se adaptar se torna uma necessidade.
O avanço acelerado das tecnologias geram diversas transformações na sociedade e o mercado acompanha esse processo. Portanto, se adaptar é a única forma de atravessar as revoluções do mundo contemporâneo com equilíbrio.
4. Agilidade
Segundo o presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab,
“Neste novo mundo, não é o peixe grande que come o pequeno, é o peixe rápido que come o lento“
Na era digital, a agilidade é uma necessidade primordial, pois, sem ela até mesmo a menor concorrência se torna uma grande ameaça. A todo momento surgem novos negócios e startups apresentando novas soluções que, com o advento das tecnologias, alcançam um grande número de pessoas em pouco tempo, e crescem de forma exponencial. Neste cenário, é preciso ser rápido para sair na frente da concorrência e não ser “engolido” no mercado.
5. Capacidade de inovação
O constante surgimento de novas tecnologias configura um cenário onde tudo se torna ultrapassado em um período extremamente curto.
Para garantir a satisfação do cliente, é necessário estar conectado às suas necessidades, mas elas são cada vez mais voláteis. Com isso, a busca constante pelo ideal se tornou uma forte tendência. Portanto, a capacidade de inovação é uma grande aliada na busca pelo sucesso nos negócios na era digital.
6. Melhoria contínua
Na era digital, o mercado se tornou muito mais competitivo. Por isso, o conceito de melhorias contínua tem se tornado cada vez mais relevante. Buscar o aperfeiçoamento constante de produtos, serviços e processos é uma chave para manter entregas de valor com eficiência.
É necessário manter o olhar atento para dentro da organização, buscando sempre a melhor performance.
7. Processos digitais
Existem muitas empresas que não conseguem romper com o passado analógico e por isso, não conseguem se apropriar de novas tecnologias. Isso acontece porque os dados necessários para implementar inovações tecnológicas em uma organização precisam de uma base, os processos digitais.
Processos analógicos não geram dados digitais, portanto, criam uma grande lacuna entre a organização e a transformação digital. A forma como a organização funciona precisa ser digital para que ela possa ser protagonista no mercado.
Confira o que o explorador da transformação digital, Leandro Jesus, diz sobre os desafios de desbravar o oceano desconhecido que se tornou o mercado na era digital:
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