O avanço das tecnologias tem proporcionado grandes transformações, não apenas no cotidiano das pessoas, mas também no dia a dia das organizações, inclusive as do primeiro setor. Neste contexto, o governo digital é uma grande tendência da Administração Pública, visto que a transformação digital tem apresentado impactos muito positivos ao primeiro setor.
Governo digital consiste em iniciativas que promovem o uso de novas tecnologias para transformar o Estado. Estas iniciativas possibilitam o aumento da capacidade de entregar valor e de lidar com orçamentos cada vez mais restritos.
Os principais objetivos do governo digital são:
- Melhorar a prestação dos serviços públicos
- Controle, transparência e engajamento
- Produtividade e eficiência
Existem áreas essenciais da Administração Pública que enfrentam crescentes desafios como a saúde, educação, infraestrutura, segurança pública. Estamos em época de crise financeira, com isso, os orçamentos são cada vez mais enxutos. Mesmo com a verba reduzida, a população clama constantemente por melhorias nos serviços públicos.
O que é Administração Pública?
A administração pública é composta por um conjunto de regras e processos de negócio, que possuem o propósito de viabilizar a jornada do cidadão no serviço público. Entretanto, existe uma lacuna na economicidade, cuja solução envolve uma otimização nas entregas de serviços.
Quando o crescimento de uma organização pública é maior do que a receita, a capacidade de gerar valor público é reduzida. Por isso, o paradigma atual da administração pública, no qual as melhorias nos serviços acontecem por meio do aumento do número de pessoas e processos. Essa receita não tem funcionado, a demanda só aumenta.
Visto isso, o paradigma do futuro consiste na expansão e melhoria dos serviços públicos por meio da tecnologia, para assim, otimizar os recursos, reduzir os custos e potencializar os processos.
[epico_capture_sc id=”29799″]
A jornada do serviço público no contexto digital
Em nosso Webinar: Governo Digital, o gestor de projetos da EloGroup, Perseu Menezes, explica temas como:
- Os paradigmas da administração pública,
- Os componentes do Governo Digital,
- A jornada do serviço público e como ela se configura no contexto digital,
- As soluções para as lacunas na administração pública e como processos digitais podem favorecer a jornada do cidadão nos serviços públicos.
Assista ao Webinar na íntegra e entenda tudo sobre Governo Digital:
Como a tecnologia pode melhorar a prestação na administração pública?
Por meio do Governo Digital é possível otimizar os serviços públicos. Eles possibilitam que o usuário solicite, acompanhe e obtenha uma resposta de forma digital. Além de disponibilizar canais de interação digital, como chatbots, ouvidoria, entre outros. Estes canais digitais possibilitam que o cidadão tire suas dúvidas acerca dos serviços públicos. E mais importante, eles nem precisam se deslocar até o órgão ou fazer uma ligação.
A transformação digital no setor público também possibilita a criação de portais únicos de serviços públicos, ou seja, o cidadão tem acesso à mais de um órgão por meio de um mesmo portal.
Controle, transparência e engajamento no Governo Digital
No contexto digital, a Administração Pública tem a possibilidade de parametrizar regras de negócio, disponibilizar dados públicos e cruzar bases de dados. Com isso, a probabilidade de ocorrer atos discriminatórios ou que não tenham conformidade com as leis diminuem significativamente.
Assim como a parametrização de regras de negócio, no Governo Digital é possível disponibilizar dados públicos sobre orçamento público e processos de compras do Governo. Bem como cruzar bases de dados e informações públicas para verificar se ações de agentes públicos são legais ou não.
Como ter mais produtividade e eficiência na Administração Pública?
As tecnologias possibilitam uma racionalização de gastos, visto que é possível reduzir ou eliminar a utilização de papéis. Também existe a possibilidade de robotizar atividades, por tecnologias como RPA (Robotic Process Automation), para otimizar a alocação de recursos. Além disso, é possível melhorar os processos de tomada de decisão a partir da análise de dados utilizando ferramentas de Analytics.
A Prefeitura de Santos é um exemplo de como o Governo Digital pode melhorar significativamente a produtividade e eficiência na Administração Pública, pois obtiveram uma economia de mais de 1.5 milhões de reais, apenas com a eliminação de papel nos primeiros 3 anos de projeto.
Confira no vídeo a seguir os principais resultados do Governo Digital na Prefeitura de Santos:
Processos digitais no Setor Público
As soluções de BPMS servem como suporte do ciclo de evoluções dos processos e possibilita uma maior sinergia entre as áreas de negócios e tecnologia da informação. Estas soluções abrangem a representação gráfica do modelo de processos e armazenamento de processo de negócios, bem como a configuração de sistemas para controlar cada etapa e coordenar documentos e informações.
Por meio de processos digitais, a Administração Pública pode entender quais são os caminhos que o processo pode seguir, definindo regras de negócio, executores e responsáveis pela aprovação de cada atividade. Dessa forma, pode otimizar o fluxo de trabalho e melhorar a produtividade.
Outro benefício proporcionado por processos digitais no setor público é a possibilidade de melhorar a experiência do usuário por meio de integrações de sistemas e formulários digitais. Dessa forma, os serviços digitais podem ser acessados com muito mais praticidade, simplificando a jornada do cidadão.
Gostou do nosso artigo? Tem alguma dúvida? É só deixar nos comentários. Não esqueça de compartilhar com seus colegas! 🙂