Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Como implementar o BPM ágil? 6 vantagens da estratégia

Como implementar o BPM ágil? 6 vantagens da estratégia

Os negócios nunca foram tão dinâmicos quanto agora, na era digital. As inovações surgem continuamente em variados setores e, portanto, seus objetivos e processos evoluem de forma constante. Nesse cenário, a busca por saber como implementar o BPM ágil se tornou recorrente entre os gestores.

Este relatório, publicado no Researchgate, apontou que as empresas têm buscado formas de otimizar as estratégias de BPM para aplicá-lo às particularidades da indústria 5.0. 

Para isso, entender o que é o BPM ágil e saber como implementar a metodologia tornou-se imprescindível para buscar resultados e se diferenciar da concorrência.

Se você deseja saber mais sobre o que é e como implementar o BPM ágil, continue a leitura . Nos próximos parágrafos, falamos:

  • qual a definição de BPM ágil; 
  • as diferenças entre o BPM ágil e o convencional; 
  • quais as vantagens de aderir à metodologia. 

Boa leitura!

O que é o BPM ágil?

O livro BPM CBOK conceitua a sigla como “a representação de uma nova forma de visualizar as operações de negócios”, que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Ou seja, é fazer a gestão dos processos de negócios com foco na otimização dos resultados obtidos por meio de melhorias, transformação digital e gerenciamento.

Na avaliação do instituto de pesquisa e consultoria global Gartner, ao optar pelo BPM ágil entre as implementações de inovação com uso tecnologia na sua empresa, é possível simplificar os processos de uma companhia e torná-los mais eficientes por meio do mapeamento e das 

 automações estratégicas. Ou seja, elimina-se a burocracia e reduz-se tempo de execução das tarefas, além de obter mais controle sobre as atividades do processo, ampla rastreabilidade das informações e mais agilidade nas tomadas de decisão.

Qual a diferença entre o BPM ágil e o convencional?

Apesar de terem um escopo bastante parecido, o BPM ágil e o convencional têm pontos de divergência bastante relevantes, como sua forma de planejamento e implementação, ciclo de vida e ferramentas utilizadas. Para entender melhor, confira a tabela abaixo: 

BPM ágil
Envolve o planejamento incremental; tem foco na entrega de valor em etapas mais curtas, com adaptações frequentes ao longo dos processos; os ciclos de vida são menores, o que permite mudanças mais rápidas; utiliza práticas de desenvolvimento rápido, como o SCRUM ou KANBAN; as mudanças são mais facilmente implementadas, mesmo durante as execuções; permite ajustes ágeis e pontuais sem perda de produtividade.
BPM convencional
Envolve um planejamento mais detalhado e extensivo antes da implementação; normalmente, faz-se a análise antes de qualquer mudança ser aplicada; os ciclos de implementação tendem a ser mais longos, com fases melhor definidas (análise, mapeamento, implementação, monitoramento e atualização, por exemplo); seu foco é voltado à documentação das execuções para análise posterior e eventuais melhorias; a aplicação das mudanças é mais complexa, uma vez que ocorre após a implementação da metodologia.

Vantagens do BPM ágil

O BPM ágil oferece inúmeras vantagens que o tornam uma abordagem atrativa para organizações que visam à melhoria contínua, especialmente em ambientes dinâmicos e em constante mudança. Abaixo, estão algumas das principais vantagens do BPM ágil. 

  1. Rapidez na implementação

Ciclos de desenvolvimento mais curtos permitem entregas mais rápidas e frequentes, que geram valor contínuo aos stakeholders e clientes. Com o BPM ágil, é possível identificar e corrigir problemas de forma mais célere, o que reduz drasticamente o tempo de resolução das eventuais falhas que ocorram. 

  1. Mais flexibilidade

A abordagem ágil é projetada especialmente para ser mais flexível. Por isso, sua adaptação às mudanças (internas ou mercadológicas, por exemplo), tende a ser muito mais fácil. Para isso, basta realizar análises constantes e coletar feedbacks com as equipes. Assim, a tomada de decisão fica mais assertiva e segura. 

  1. Foco na entrega de valor

A priorização das funcionalidades e melhorias ocorre com base no valor que agregam ao negócio. Dessa forma, é possível à gestão concentrar esforços em aspectos mais importantes para a organização. Além disso, o envolvimento constante de colaboradores e stakeholders garante que o produto final atenda às necessidades e expectativas dos clientes. 

  1. Redução de riscos

Por ser composto por ciclos mais curtos, o BPM ágil permite a identificação precoce de problemas, gargalos e falhas, o que reduz significativamente os prejuízos operacionais e auxilia na gestão de riscos. Os ajustes iterativos reduzem os impactos de cada modificação e facilitam a mitigação de ocorrências negativas. 

  1. Melhoria contínua

A abordagem ágil promove uma cultura de melhoria contínua, com equipes constantemente em busca de maneiras de otimizar e aprimorar os processos. As iterações frequentes e os feedback regulares garantem resultados constantes e a evolução constante das atividades realizadas. 

  1. Colaboração e engajamento dos times

Uma das principais vantagens do BPM ágil é a colaboração em equipe que a metodologia incentiva. 

Com o recurso, todas as pessoas envolvidas nos projetos são treinadas para se enxergarem como peças fundamentais na execução das tarefas e conquista das metas, e não como meros objetos funcionais. 

Essa mudança de mindset promove mais alinhamento e aumenta as chances de satisfação com os resultados. 

Como implementar o BPM ágil com a Lecom

A transformação digital exige uma nova cultura. O processo gera um ambiente mais favorável para a gestão e execução das tarefas e adoção de novas estratégias, como implementar o BPM ágil. Para tanto, é preciso conhecer não apenas os processos que compõem seu fluxo operacional, mas também as etapas do BPM ágil. 

É necessário estudar suas necessidades e analisar as atividades para identificar os erros, as tarefas redundantes ou que não agregam valor, mapear todo o novo fluxo e colocar as funções em prática. 

Esse processo exige tempo, atenção e, muitas vezes, a utilização de ferramentas específicas para coleta e monitoramento dos dados. 

Uma forma interessante de adotar e saber como implementar o BPM ágil é ter o apoio de plataformas sólidas, que ofereçam soluções estratégicas e inteligentes para seu negócio. E, nesse aspecto, a Lecom é perfeita para você. 

Na Lecom, além de contar com uma aplicação 100% aderente à gestão ágil, você encontra profissionais qualificados e prontos para te ajudar — não apenas nas atividades de como implementar o BPM ágil, mas como utilizá-lo em conjunto com uma plataforma inteligente de processos para que suas expectativas sejam totalmente cumpridas. 

Para saber mais sobre a Lecom, acesse o tour guiado e conheça nossos resultados com empresas multinacionais. Temos certeza de que, com nossos quase 30 anos de experiência no mercado de BPM, podemos te ajudar!

 

Picture of Eric Lisi

Eric Lisi

Profissional formado em Sistemas da Informação e MBA em Gestão de Pessoas e Gestão da Tecnologia da informação, tendo exercido os papéis de desenvolvedor de software web, analista de requisitos, gerente de projetos e arquiteto de soluções. Arquiteto de Software na Lecom Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!