O que é a modelagem de processos? Como funciona?
Entender o que é a modelagem de processos e qual é sua função no dia a dia dos negócios não é um mero capricho. Na verdade, estudar a área se tornou uma necessidade para manter a empresa relevante no mercado e potencializar seus resultados.
A metodologia, que também é chamada de BPM, otimiza o tempo dos processos organizacionais da sua empresa. Afinal, com o recurso, você identifica não apenas os atores envolvidos nos processos, mas também suas responsabilidades.
Não é à toa que a notação BPM cresce de forma exponencial no mercado, incorporada por um número cada vez maior de organizações. De acordo com o Mordor Intelligence, espera-se que os investimentos na área quase dobrem até 2029.
Para aprender mais sobre o assunto, como o que é, a principal função e os benefícios de modelar processos de negócios, continue a leitura deste artigo!
O que é a modelagem de processos?
A modelagem de processos — ou Business Process Modeling (BPM) — consiste em utilizar uma série de símbolos padronizados que proporcionam uma representação visual dos processos com suas atividades, ordem de execução e participantes. Seu objetivo é facilitar o entendimento de cada passo das atividades executadas pelas empresas. Esta é uma etapa importante da automação, pois é aqui que as equipes descobrem, desenham e encontram oportunidades de otimização de processos.
Qual é a importância da modelagem de processos com BPM?
Além de entender o que é a modelagem de processos com BPM, é preciso saber que a metodologia é especialmente importante para documentar processos e informações para evitar a perda de dados.
É vital ter em mente que uma empresa é composta por pessoas, e grande parte do conhecimento organizacional está incorporado nos próprios colaboradores.
Portanto, se o funcionário da empresa sai, ele leva o conhecimento consigo — a menos que haja uma documentação clara e atualizada em ferramentas associadas ao BPM.
O mapeamento dos processos de negócios também permite a identificação de potenciais a explorar, bem como pontos fracos a melhorar. É neste momento que a modelagem de processos assume um papel fundamental na organização, pois permite que os processos sejam descritos, desenhados e representados.
Aproveite para ler: objetivos da modelagem de processos + como adotar na empresa?
Qual é a função da modelagem de processos?
A principal função da modelagem de processos nas empresas é promover a melhoria operacional contínua e fomentar a inovação nos negócios. Isso porque o procedimento padroniza as operações das organizações para, assim, criar uma estratégia de crescimento mais sólida.
Além de compreender o que é a modelagem de processos, é preciso ter em mente que o procedimento entrega uma visão integrada do fluxo de trabalho. Assim, otimiza a comunicação interna entre colaboradores e entre diferentes departamentos.
Vale a pena ler: como identificar processos que podem ser automatizados?
Como funciona a modelagem de processos com BPM?
A modelagem de processos com BPM funciona por meio da criação de um diagrama que representa visualmente todo o fluxo de execução de um processo, desde o início até sua finalização. Na prática, a modelagem de processos se assemelha a esta imagem:
Para chegar a esse resultado, no entanto, é necessário:
- identificar o processo modelado;
- compreender, a fundo, cada etapa que compõe o processo (o que é preciso para executá-lo com maestria);
- criar um fluxo com todas as etapas e detalhar as atividades referentes a cada uma para padronizar o “caminho”;
- revisar e manter todo o diagrama atualizado, com alterações cada vez que for necessário (como nos casos em que surge uma demanda de atividade que demanda a criação de uma nova etapa no processo).
Fora isso, é importante ressaltar que não existe apenas uma linguagem de modelagem. As principais são:
- Petri;
- IDEF0;
- Aris;
- SPEM;
- BPMN.
Leia também: qual é a diferença entre BPM e BPMN? Entenda as definições e vantagens de cada uma
Quais os benefícios de modelar processos para as empresas?
Os principais benefícios de modelar processos para as empresas são:
- melhora da comunicação interna;
- diminuição de erros e atrasos nas tarefas;
- aprimoramento das equipes;
- otimização do uso dos recursos internos.
1. Melhora da comunicação interna
Como explicamos, a modelagem de processos permite que as empresas compartilhem seus procedimentos com facilidade e padronização. Assim, promove uma melhora na comunicação interna.
Isso acontece porque há o repasse das informações de forma igualitária para todos — já que precisam seguir um padrão de qualidade —, o que evita mal-entendidos e problemas futuros.
2. Diminuição dos erros e atrasos nas tarefas
Por falar em problemas, a modelagem de processos ajuda a evitar erros e atrasos na execução das tarefas. O principal motivo para isso? A padronização dos procedimentos que também permite identificar pontos de melhoria.
Logo, todos das empresas sabem o que se espera deles e conhecem os procedimentos de cada ação, assim como os atalhos para executá-las com agilidade.
Como resultado, as tarefas ocorrem com a qualidade esperada e no tempo previsto.
3. Aprimoramento das equipes
A modelagem de processos pode ser de grande ajuda para o aprimoramento das equipes, já que facilita o treinamento dos colaboradores — tanto novos quanto antigos — com o repasse de ações padronizadas e de fácil compreensão.
4. Otimização do uso dos recursos internos
A modelagem de processos com BPM também serve para otimizar o uso dos recursos internos das organizações.
Afinal, com a padronização dos procedimentos que, por sua vez, otimiza o trabalho das equipes e reduz a incidência de erros, espera-se melhores resultados, concorda? No final, os negócios lucram mais, com menores investimentos, já que sabem o que fazer para potencializar seus ganhos!
Por fim, agora que você sabe o que é a modelagem de processos, que tal adotar a metodologia no dia a dia da sua empresa? Para isso, conte com a ajuda da Lecom Tecnologia, uma plataforma de gestão inteligente de processos.
Quer um exemplo prático? A Jalles adotou a solução da Lecom e reduziu o tempo gasto em atividades de três dias para duas horas.
Que tal ver como isso foi possível em um tour guiado com um dos nossos especialistas? Basta preencher nosso formulário e agendar!