Há algum tempo estamos ouvindo que as organizações precisam se transformar digitalmente para sobreviver neste ambiente do século XXI, mas afinal… No que consiste essa inovação/reinvenção tecnológica?
De forma prática, a rápida e contínua evolução tecnológica está transformando indústrias e criando concorrências inesperadas, além de um cenário competitivo inteiramente desconhecido.
A transformação digital está presente em vários fenômenos e há inúmeros exemplos: big data & analytics, cloud computing, IoT, cognitive systems, shared economy, wearable devices, mobility, 3D prints, smart cars/houses, robotics, virtual technologies, augmented reality, etc. Quem não conhece as empresas Uber, AirBnB, Netflix ou o eBay…?
O fato é que a maioria dos CEOs e CIOs em pesquisas declaram que estão envolvidos com estratégias digitais, mas será que essas estratégias estão maduras suficiente para a transformação? Há também aqueles que estão tímidos, estão em sua zona de conforto e é aí que o risco existe para as corporações.
Sabemos que a transformação digital não é uma opção, é a evolução da tecnologia e impactará todas as organizações e setores em maior ou menor grau. Sendo assim, alguns segmentos simplesmente poderão desaparecer, portanto, desde já precisamos estar atentos a essas mudanças para amadurecermos nossa percepção e assim podermos visualizar melhor seus impactos nas empresas, na sociedade e na economia.
A interação das Pessoas com a Tecnologia evoluiu em vários aspectos e com isso foi criado um novo cenário, com novos modelos de negócio. À medida que a Tecnologia e a Internet se propagam pela sociedade, elas alteram a maneira de se fazer negócios e eliminam fronteiras entre setores de indústria antes distintos.
O que chamamos de “Negócio Digital” cria valor e receita de seus ativos digitais, indo além de automatizar processos, pois alcança a transformação de processos.
Mas qual é o passo inicial para os CEOs e CIOs startarem esse processo de transformação?
– Propor dinâmicas com os executivos para debater o futuro;
– Enxergar as empresas de outros segmentos;
– Mapear as empresas da internet;
– Estudar os novos negócios criados por startups;
– Implementar novas soluções.
Por ser tratar de uma transformação digital, as mudanças no pensamento estratégico e na visão de TI serão decisivas para o futuro de todas as empresas. Esses líderes de TI precisam garantir a eficiência funcional e o reforço da segurança, e ao mesmo tempo, comandar a transformação digital como parceiros estratégicos das áreas de negócio.
As empresas que querem ser bem sucedidas nesta realidade do século XXI precisam rever continuamente o seu modelo de negócio e redefini-lo sempre que for necessário. Precisa se questionar… Sobre a sua existência futura em seu negócio atual. Elas devem agora… Pensar de forma digital!
As empresas que querem ser bem sucedidas nesta realidade do século XXI precisam rever continuamente o seu modelo de negócio e redefini-lo sempre que for necessário.
Assista vídeos sobre esse assunto para aprender mais!
Transformação Digital – parte 01/02;
Transformação Digital – parte 02/02.