Algumas abordagens de gestão organizacional precisam estar na ponta da língua de executivos, e o BPM e BPMN são duas delas! Mas quais são os conceitos por trás dessas duas siglas e qual é a diferença entre BPM e BPMN?
Primeiramente, é importante fixar quais são suas semelhanças. Ambas estão relacionadas a um método de padronização e otimização da gestão de processos de uma empresa.
Não é por acaso, então, que essas duas abordagens estão tão em voga. Afinal, esse aprimoramento da gestão de processos ao nível empresarial é fundamental em tempos de transformação digital e concorrência tão acirrada entre as empresas.
Afinal, todos querem eliminar erros e gargalos ao máximo para maximizar seus resultados e se destacar frente aos principais concorrentes.
E, segundo a RCGT, as empresas mais avançadas em tecnologia e maturidade digital obtêm resultados comerciais 62% melhores do que seus concorrentes.
Então que tal entender melhor os conceitos, a diferença entre BPM E BPMN e as principais vantagens de implementar essas duas metodologias por meio de uma ferramenta tecnológica no seu negócio?
Leia até o fim para tirar todas as suas dúvidas!
O que é BPM?
BPM em inglês significa Business Process Management, e em português “Gerenciamento ou Gestão de Processos de Negócio”. É um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação.
Seu foco é a otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio.
Uma empresa que adota essa disciplina consegue agregar em sua gestão aspectos antagônicos, porém fundamentais como: flexibilidade e controle.
A flexibilidade é obtida pelo entendimento das atividades que fazem parte do negócio de ponta a ponta e assim, gera a visão e promove a agilidade para mudar o que for preciso.
O controle e o monitoramento, por sua vez, permitem entender instantaneamente os impactos gerados em toda a cadeia de valor por cada mudança.
Assim, é possível ter a informação dos impactos, manter a assertividade das tomadas de ação em atividades ineficientes, e gerir todos os seus desdobramentos, tais como: custos, tempo etc.
O que é BPMN?
Vamos começar a esclarecer a diferença entre BPM e BPMN te explicando agora o que é BPMN. Confira!
BPMN significa em inglês Business Process Modeling Notation, e em português “Notação de Modelagem de Processos de Negócios”.
Consiste em um conjunto de símbolos utilizados no desenho de processos, visando padronizar e facilitar o entendimento.
Essa é uma etapa importante da automação, pois é nela que os processos são descobertos e desenhados.
O objetivo dessa sigla é gerar uma série de imagens gráficas com métricas e insights que facilitem a compreensão dos processos de uma forma visual e simples.
Portanto, menos que uma disciplina, o BPMN destaca-se mais como uma linguagem gráfica onde estão descritas modelagem dos processos de forma visual e compartilhada entre a organização.
Qual é a diferença entre BPM e BPMN?
E então, agora ficou clara a diferença entre BPM e BPMN? Enquanto a primeira é um conceito bem mais amplo de gestão, a segunda é uma linguagem de imagens gráficas que auxilia na padronização de processos.
O BPM é uma metodologia que leva em consideração todo o escopo de gestão, desde o planejamento, passando pela implementação até o monitoramento do desempenho.
Por sua vez, o BPMN é apenas um instrumento de representação desses processos para facilitar a compreensão das partes envolvidas nesse gerenciamento
Dessa forma, podemos dizer que a BPMN é um elemento da BPM, uma vez que ela é utilizada como recursos para apresentar gráficos, modelagem de processos, métricas de desempenho, etc.
Saiba um pouco mais sobre a diferença entre BPM e BPMN, assim como do BPMS, no Webinar feito por Kelly Sganderla, Consultora de Processos pela iProcess, com 16 anos de experiência na área de gestão de processos de negócios.
<iframe width=”830″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/gPtVDjHsJEU” title=”RPA, BPM, BPMS e BPMN: o guia definitivo | Webinar” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” referrerpolicy=”strict-origin-when-cross-origin” allowfullscreen></iframe>
Como implementar o BPM e o BPMN no seu negócio?
Para entender como implementar o BPM e o BPMN no seu negócio, você precisa levar em conta outra sigla importante desse contexto: o BPMS. Um software BPMS é a ferramenta que vai te ajudar a avançar em:
- melhoria contínua;
- transformação de processos de negócios;
- mudança de comportamento e comprometimento das pessoas (usuários, atores de processos, envolvidos).
Vamos nos aprofundar mais adiante!
O que é um software BPMS?
BPMS significa em inglês Business Process Management Suites/System, e em português ‘Suítes/Sistemas de Gestão de Processos de Negócio’. São as ferramentas de software que suportam e agrupam as tecnologias responsáveis pela automação e execução dos processos por meio digital.
Elas atuam diretamente no controle e monitoramento das atividades que compõem os processos de uma organização, fornecendo indicadores de desempenho para ações de melhoria contínua.
É muito comum, mas não mandatório, que empresas que adotam a disciplina BPM transformem seus processos analógicos em digitais, suportados então por um software BPMS.
Com a evolução do mercado, as ferramentas de BPMS passaram a se chamar iBPMS (Intelligent Business Process Management Suites) e, atualmente, são classificadas como ferramentas de DPA (Digital Process Automation – Automação de Processos Digitais).
O conceito DPA está dentro de um contexto maior de automação chamado Intelligent Automation ou Automação Inteligente, que abrange vários contextos de automação, como a robótica, por exemplo.
Por que implementar um software BMPS no seu negócio?
- aumento de produtividade;
- redução de burocracia;
- melhoria na rentabilidade;
- redução de defeitos e desperdícios;
- satisfação e fidelização de clientes.
Se você quer tudo isso para o seu negócio, você precisa conhecer a ferramenta de gestão de processos da Lecom! Com nosso software BPMS você consegue otimizar rotinas do seu negócio e fazer toda a gestão dos processos.
Além disso, você conta com integração com sistemas legados, fácil implementação, mapeamento e automação de processos, garantindo maior produtividade e a exploração de todos os benefícios que uma ferramenta BPMS pode oferecer.
Saiba mais sobre como a Lecom e o BPM podem ajudar a sua empresa e eleve o patamar do fluxo de trabalho da sua empresa!