Dia 18 de junho a Holly Lyke-Ho-Gland (Gerente de programa de pesquisa) publicou no blog da APQC (organização sem fins lucrativos e uma das principais defensoras do mundo de aferição de negócios, melhores práticas e investigação de gestão do conhecimento), um interessante artigo sobre os principais desafios na Gestão de Desempenho.
No final de 2014, a APQC entrevistou mais de 300 profissionais de excelência empresarial para entender seus desafios e prioridades comuns para 2015, incluindo a Gestão de Desempenho Organizacional. O que descobriram, foi que a maioria das organizações continuam a lutar com o estabelecimento de uma cultura de desempenho e para garantir um conjunto “certo” de medidas. Confira neste artigo, algumas dicas simples para enfrentar os principais desafios na Gestão de Desempenho.
A APQC realizou um pequeno teste para entender melhor os desafios mais prementes e prioridades de praticantes de excelência de negócios em 2015:
72% dos respondentes citou gestão de desempenho como prioridade para 2015.
3 principais desafios:
1. Estabelecimento de uma cultura de desempenho, 45%;
2. Identificar as medidas adequadas e sua fonte, 38%;
3. Definição e uso de medidas de processo (levando , em processo, ficando), 37%.
Dicas rápidas e melhores práticas:
Assegurar que o pessoal de buy-in:
1. Envolver a equipe no desenvolvimento do sistema de medição;
2. Usar uma variedade de técnicas para manter os funcionários responsáveis para a realização de objetivos de desempenho;
3. Utilizar uma variedade de técnicas para comunicar a importância da medição aos empregados.
Identificar medidas acionáveis:
1. Alinhar as medidas com objetivos estratégicos;
2. Usar a “voz do cliente” como feedback para identificar e validar as medidas de desempenho e definir métricas centradas no cliente;
3. Usar menos de cinco medidas para avaliar cada processo de negócio;
4. Incluir uma mistura diversificada de custo, eficiência e medidas de qualidade.