Burocracia. Esta é uma palavra que, cada vez mais, é sinônimo de perda de Produtividade e, consequentemente, de Rentabilidade nas empresas. Apesar da necessidade por manter registros atualizados e detalhados das diversas etapas do processo de negócios, a falta de automação desses mesmos processos implica em prejuizos óbvios para a empresa.
No Lecom em Ação de hoje trazemos o case da Rudnick, empresa sediada em São bento do Sul (SC) e que atua à mais de 70 anos na confecção de móveis de alto padrão e design inovador. Hoje, o maquinário utilizado na fábrica da empresa – um conglomerado industrial que soma aproximadamente 65.000m² de área construída e cerca de 750 colaboradores – está de acordo com a mais moderna tecnologia disponível. A Rudnick teve o seu Sistema de Gestão da Qualidade Certificado pelas normas ISO 9001:2000, obtendo a certificação em maio de 2002, e atualmente exporta cerca de 40% da sua produção.
Com o seu crescimento, a necessidade por automatizar determinados departamentos e processos surgiu naturalmente. Um deles foi o Processo de Compras, que começa na solicitação dos orçamentos e vai até a imputação dos dados no ERP. “O processo de compras da Rudnick além de manual e muito burocrático, era também pouco transparente, o que poderia prejudicar a imagem da nossa equipe de compras por causa de algum malentendido”.
Quem o afirma é Alexandre Mauli, Gerente de TI, que acrescenta: “Ou contrataríamos pessoas para o operacional ou automatizávamos o processo. A escolha feita foi a melhor possível: automatizar com segurança nossos processos e respeitar o relacionamento com nossos fornecedores! Assim, nossos compradores se focariam 100% em uma missão completamente estratégica e, consequentemente, estreitariam, ainda mais, o relacionamento com nossos fornecedores”.
O grande volume de trabalho suscetível a erro (digitação das cotações, envio dos pedidos aos fornecedores, digitação das notas no recebimento), e o tempo de espera dos fornecedores foram os dois principais problemas que levaram a empresa a procurar a solução Portal de Compras Lecom.
Após este diagnóstico inicial, o projeto foi separado em 3 fases macros: Seleção, Implementação e Pósvirada, e os objetivos, com a implantação da solução Portal de Compras Lecom, eram reduzir a burocracia, aumentar a agilidade e segurança do processo de compras, e desenvolver uma área de compras com maior foco estratégico, separando o operacional do estratégico nas atividades dos compradores.
A aceitação por parte da equipe de compras e de recebimento de material foi extremamente positiva, e os fornecedores destacam a diminuição no tempo de entrega do material, uma vez que não precisam mais esperar que as Notas Fiscais sejam digitadas. Ou seja, menos burocracia, mais Qualidade, Rentabilidade e Credibilidade. Conheça mais deste case de sucesso aqui, e se quiser mais algumas informações sobre esta e outras Soluções Lecom, é só entrar em contato.