Este é um post da autoria de Tainah Veras, colaboradora da equipe de Marketing da Lecom.
O I Seminário de Comércio Eletrônico do Centro Oeste Paulista, ocorrido na cidade de Bauru no dia 31 de julho, foi realizado pelo Laboratório de Novas Mídias Digitais, responsável por promover palestras, cursos, seminários e pesquisas na área digital.
O seminário contou com a participação de profissionais e estudantes da região, que puderam prestigiar 3 palestras e conhecer um pouco melhor sobre o trabalho de algumas corporações através dos stands da Onclick, HsTech, Internet Innovation, Dinamize e MOIP pagamentos digitais. Os conteúdos relacionados à temática de e-commerce foram apresentados pelos palestrantes Walter Leandro Marques, da Tray; Jonatas Abbott, da Dinamise; Igor Serra da MOIP Pagamentos.
Walter Marques deu início às apresentações, e optou por dar um panorama geral das atividades de comércio eletrônico no Brasil, apontando as razões para o crescimento no setor, as preocupações necessárias aos utilizadores, e as 3 principais características da atividade: Conveniência, Comodidade, e Comparação. Jonattas Abbott, da Dinamize, se utilizou de uma abordagem irreverente para desmistificar a noção de que uma forma de comunicação substitui a outra, já que, segundo ele, “um bom conteúdo trafega em qualquer meio”. Jonatas ainda mencionou que o tripé da Comunicação Digital é composto pela união entre site, busca e e-mail marketing.
Por sua vez, Igor Serra mostrou alguns dados que comprovam a influência da internet nas compras dos brasileiros, além de elencar algumas características básicas que devem estar presentes em um site de e-commerce: estabilidade, informação completa sobre produtos, fluxo de venda, transmissão de segurança e gestão de riscos bem feita.
Como participante do evento, julguei a experiência interessante e enriquecedora, pois propiciou o contato com diversos profissionais, incentivou a busca por conhecimento e fez com que pensássemos um pouco mais a temática de e-commerce, que está cada vez mais presente na rotina de compras dos brasileiros.