A análise dos dados ou, como é popularmente chamada “Big Data” é apresentada como um cenário completo onde dados estruturados e não estruturados são exibidos e de onde as informações são extraídas. A análise dos dados é muito mais do que levar em conta um único fator, vai além de fazer a impressão de uma imagem. É entender como a empresa está no mercado , os produtos, seus níveis de venda, suas regiões.
O Diretor de Operações Lecom, Tiago Amôr, concedeu uma interessante entrevista para o pessoal do SearchDataCenter, onde ele partilha a sua experiência e visão sobre como o Brasil se prepara para alavancar análise de dados e o Big Data.
Sobre a adoção do Big Data no Brasil, Amôr comenta: “O Brasil é um caso particular em outras regiões do mundo, particularmente nos Estados Unidos desde a década de 70 algumas empresas e especialistas contratados para interpretar a informação estatística que eram mais difíceis de encontrar. Hoje temos muita informação seja exposta, virtualizada, na internet, nos comportamentos, etc. Naquele tempo não havia nada disso, foi necessária muita pesquisa. No país, os primeiros passos já foram dados e ainda existem muitos projetos a serem realizados nesta área.”
Ainda sobre o tema, Amôr faz uma previsão otimista para o setor no Brasil: “A tendência é ter sucesso, porque na minha perspectiva é um readequação do Business Intelligence, e já se vêem bons projetos em nível nacional.” [divider] [/divider] Post originalmente publicado na SearchDataCenter e traduzido pelo Blog Lecom.