Um processo evolutivo às vezes exige mudanças. E por isso, a Lecom está de cara nova. Após a reformulação de sua identidade visual, o diretor de criação Abraão Corazza, da equipe de Comunicação & Design, conta um pouco sobre todo o processo de redesign.
Mas para contextualizar, você sabe o que é o tal papo de marca, branding e logotipo? A marca de uma empresa direciona seu negócio, cria relações com as pessoas e o contexto no qual ela está inserida. É a essência da cultura e alma de uma empresa. Tem personalidade e pode arrebatar paixões e fãs.
Já o branding desafia a marca a se questionar sobre seu papel no mundo, ou seja, não se trata de um projeto único e sim um processo de gestão constante. O logotipo, por fim, é a manifestação mais forte de uma marca, sintetizado em um símbolo e/ou tipografia. É o elemento gráfico que assina a marca.
E o que significa Lecom? Liderança Estratégica em Comunicação Digital. Uma empresa que oferece soluções criativas promovendo engajamento e agilidade nas tomadas de decisões através do know-how no uso assertivo da internet para negócios.
A comunicação digital mira, a Lecom acerta o alvo. A Lecom está de logotipo e identidade visual novos. Sua marca resgata o princípio fundador da empresa, suas conquistas, aprendizados e evoluções. Além de revelar competências essenciais, seu propósito no mundo e a inspiração que guia seu desenvolvimento.
As rápidas transformações tecnológicas e, consequentemente, culturais, inspiram a empresa a sempre evoluir e acompanhar a velocidade das informações no mundo. É necessário cada vez mais conversar com variados perfis de público, multicultural e multiplataforma. A nova identidade da Lecom se adéqua a esse ambiente de pluralidade e se projeta no futuro, sendo capaz de ir além das metas de curto prazo.
O processo Depois de feitas as devidas pesquisas internas e externas, foram questionados desde equipes da Lecom até pessoas que ainda não conheciam a marca, e assim, foi possível listar quais melhorias eram necessárias fazer na identidade visual.
Entre elas, melhorar a legibilidade do logotipo; padronizar a comunicação a fim de ganhar produtividade e unificação visual; evitar que o símbolo que representa o alvo induzisse a diferentes sentidos; integrar visualmente os logotipos de nossas soluções com o logotipo da Lecom; dar personalidade à marca e mostrar, mais ainda, ser uma empresa de confiança e que valoriza o relacionamento humano.
Briefing em mãos, a segunda etapa foram os estudos, buscando atingir a solução ideal, acertando o alvo da forma mais simples, clara e rápida, mesclando uma tipografia desenhada exclusivamente para o logotipo Lecom.
Um trabalho feito pelas equipes internas de Comunicação & Design e Marketing & Negócios, combinando capacidade profissional, conhecimento dos valores Lecom e, principalmente, um carinho especial com a marca. Um projeto gerido e desenvolvido por quem mais entende da marca Lecom, para quem mais move a empresa a crescer e renovar: os clientes.