Os posts do Lecom em Ação têm como objetivo mostrar um pouco da realidade da Lecom seja sobre nossas soluções, rotina, funcionários ou clientes. Hoje abordamos algo muito comum a diversas empresas, o gerenciamento de projetos, inclusive já tivemos outros posts no Lecom em Ação sobre esse tema e para hoje, elegemos alguns passos para uma boa gestão baseado em um artigo da Microsoft.
Todo e qualquer projeto tem um início e um fim, porém o que acontece nesse meio tempo necessita de um bom acompanhamento, que é a chamada gestão. Mediante isso, seguem algumas dicas:
1. Como primeiro passo para uma boa gestão é necessário escolher uma metodologia, ou seja, qual o caminho o projeto irá percorrer. Esta etapa é de extrema importância para ter maior controle durante todo o processo e mensurar os riscos e possíveis falhas. Aqui na Lecom, por exemplo, temos os coordenadores de projetos que são responsáveis por gerenciar a equipe de desenvolvimento, o andamento do projeto e o relacionamento com os clientes.
2. O segundo passo para o sucesso assertivo é a comunicação. O gestor e a equipe precisam estar alinhados com o andamento do projeto, e o cliente precisa estar informado sobre o que está acontecendo. Uma boa comunicação com a equipe evita desgastes, retrabalho, falhas e atrasos. E ainda pode mantê-los motivados.
3. Definir e detalhar todas as etapas do projeto é necessário para mensurar a quantidade de pessoas na equipe, horas de trabalho em cada fase, prazos de entrega, riscos e saber o que deve ser feito para atender a necessidade do cliente. Elaborar o cronograma junto com a equipe facilita a gestão e a comunicação, evita atrasos e ajuda no cumprimento do escopo.
4. Todo projeto tem riscos e com o escopo definido é possível já prever a solução para possíveis problemas. Os riscos que estão embutidos nas tarefas são os que se devem gerenciar mais de perto, de forma mais pró-ativa e sempre deixar a equipe atenta ao que pode acontecer.
5. Documentar o projeto é uma forma de avaliar a entrega feita e consequentemente, reutilizar as melhores práticas e aprender com os erros. O segredo é envolver a equipe, ser flexível e um bom comunicador. O gestor é o ponto focal das informações, nele é que elas se convergem e é ele que depois deverá processar e divulgar para todo o restante da equipe.
Referências: Os 7 passos do gerenciamento de projetos (Microsoft Developer Network)