O Lecom em Ação de hoje aborda um tema que muito se fala, mas poucas pessoas sabem do que se trata realmente. A pergunta que não quer calar: O que é o design responsivo? Antes de irmos direto ao ponto, é válido falar um pouco sobre design e o que levou a ter ‘responsividade’. O termo “design” começou a ser utilizado a partir da Revolução Industrial, onde derivou também o desenho industrial como matéria acadêmica.
Seu significado é dar origem e desenvolver um projeto que exige horas de esforço mental, desde sua concepção até a criação ou execução. Sofreu grande influência da Alemanha modernista e no Brasil, o design foi bastante influenciado pela Bauhaus, famosa escola alemã de arte moderna.
Sobre a tecnologia relacionada ao design, a chegada de computadores e internet geraram a necessidade de um estilo específico para essa plataforma, conhecido como web design (lembre-se: web design é a profissão ou estilo, web designer é o profissional). Com a vinda de smartphones e tablets era indispensável pensar na experiência que o usuário teria ao acessar um site através de seu dispositivo móvel. Até então, sites eram pesados, cheios de informações e imagens, até poderia carregar rápido em um computador, já no celular… Ficaria no loading por muito tempo, causando uma má experiência ao usuário e impacto negativo para a marca.
O design responsivo tem como foco a otimização da experiência para o usuário. Ou seja, basicamente (bem basicamente mesmo) é fazer um site que seja navegável tanto no computador quanto em smartphones/tablets. Parece simples, mas não é. O design responsivo exige mais tempo de maturação do projeto, escolha do conteúdo, estilo, layout.
O caminho de criação é inverso se comparado com os costumes antigos, o desenvolvimento começa pelo mobile, essa técnica é chamada de Mobile First. O conteúdo é o que importa, a escolha desse conteúdo é essencial, pois usuários mobile e desktop precisam ter acesso aos mesmos detalhes.
Sérgio Lopes é desenvolvedor web focado em front-end, mobile e otimizações, e afirma: “Design responsivo é oferecer um único site pra todo mundo e, usando técnicas avançadas de CSS3, adaptar a experiência de acordo com o dispositivo. Diferente de muitos sites mobile atuais que só pensam nos 320px do iPhone, um site responsivo se adapta a todo tipo de resolução, aproveitando o melhor que cada dispositivo tem a oferecer.” Conheça alguns exemplos:
E ai, gostou? Em breve a Lecom irá lançar sites das soluções com o conceito e prática do design responsivo. Confira o lançamento aqui no Blog Lecom! 😉 Referência: Sérgio Lopes